Cidadeverde.com

Bombeiros fazem assembléia e ameaçam movimento no Piauí

Imprimir

A Associação dos Bombeiros Militares do Piauí deve reunir a categoria na próxima sexta-feira (19) e promete fazer um movimento, que pode incluir a paralisação das atividades. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o presidente da Associação, subtenente Da Cruz, apontou que uma das pautas de reivindicações da categoria diz respeito ao comando da instituição. 

Segundo ele, a situação do atual comandante, coronel Antônio da Cruz de Oliveira, é irregular, pois ele seria um oficial da reserva. "Ele entrou para a reserva no mês de julho e foi reconduzido ao cargo de comandante. O Estatuto da Polícia Militar não permite que um oficial da reserva assuma cargo de comando", afirma o presidente. 

De acordo com o camandante do Corpo de Bombeiros, a sua nomeação não é irregular, visto que a Constituição Federal e Estadual permitem que os oficiais de reserva sejam convocados para cargos de confiança. "Isso depende de um convite do governador. Eu fui reconvocado e nomeado comandante geral. Este fato já aconteceu em outras ocasiões do Piauí com o coronel Barbosa, coronéis Prado e Paz e Silva, da Polícia Militar. Atualmente no Brasil, o Corpo de Bombeiros dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará estão sendo comandados por oficiais da reserva,que pode ser convocada a qualquer momento para trabalhar", explica. 

A Associação também denuncia que os bombeiros em atividade estão saindo para atender as ocorrências sem os equipamentos de proteção individual e respiratória. "Estamos em situação de risco. Os esquipamentos de proteção, que incluem a roupa de aproximação às chamas, capacetes, botas e máscaras, não são suficientes para as equipes que trabalham frente as ocorrências. As viaturas estão sucateadas e os motoristas não tem a qualificação necessária para dirigir os caminhões", denuncia. 

Antônio Cruz confirma que existem hoje equipamentos apenas para 100 bombeiros, do total de 330 que estão na ativa. O comandante afirmou que para 2015 está prevista uma ação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na qual o Piauí será beneficiado, que deve enviar um fardamento para cada bombeiro do Brasil. "O Piauí, que tem o menor efetivo de bombeiros do país, está entre os primeiros estados a serem atendidos". 

Outra questão que tem causado incômodo a categoria está relacionada com a promoção de praças e oficiais que deveria ter ocorrido em julho deste ano. "Em 70 anos de existência da corporação, essa foi a única vez em que não foi realizada a promoção de praças e oficiais. A Associação ingressou com uma ação judicial e a justiça nos concedeu uma liminar dando direito de promoção a 25 militares. Desde o dia 11 de setembro estamos aguardando o cumprimento da liminar pelo Governo do Estado". 

Segundo o comandante, as promoções estão garantidas, mas não puderam ser cumpridas devido a Lei de Responsabiliade Fiscal (LRF) e as restrições impostas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). "Não podemos promover nenhum oficial por conta da determinação do TCE que disse que o Estado está no limite financeiro da LRF. As vagas estão garantidas, mas só podemos promover quando o Estado regularizar a sua situação". 

A categoria deve se reunir em assembléia nesta sexta-feira (19), no Clube de Subtenentes e Sargentos, às 18h, para deliberar se haverá movimento. "Em 2011 foi feito um movimento e a pauta incluía algumas dessas mesmas reivindicações. Entramos em acordo e até o momento ele não foi cumprido. Essa reunião vai definir qual direcionamento vamos tomar".  

Hoje o Estado do Piauí tem 354 Bombeiros e atende a quatro cidades: Picos, Floriano, Teresina e Parnaíba. Para a associação, o número deveria ser de 3.100 bombeiros para atender as 35 cidades pólo. "A região sul do Estado está totalmente sem cobertura". 

O comando geral do Corpo de Bombeiros informa ainda que está em fase final de conclusão o concurso público para o preenchimento de 100 vagas para soldados, 10 oficial e duas vagas para engenheiro. "Falta só chamar para fazer o curso de formação, mas somento após o período eleitoral como diz a lei". 

Sana Moraes
[email protected] 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais