Cidadeverde.com
Viver Bem

Vitaminas e minerais essenciais para ter pele e cabelos bonitos

Imprimir

Você provavelmente já ouviu falar, muitas vezes, sobre os benefícios de seguir uma alimentação saudável. Um deles, inclusive, está intimamente ligado à beleza: afinal, as vitaminas e os minerais dos alimentos ajudam a manter os cabelos e a pele com aspecto saudável.

Suzy Rabello Ferrer, dermatologista com graduação pela USP e especialização em Dermatologia pelo HC-FMUSP, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca que uma dieta equilibrada é fundamental neste sentido, pois a carência de vitaminas e minerais pode gerar a perda do aspecto saudável da pele e dos cabelos.

“Porém, no caso dos cabelos, é importante salientar que os danos físicos (pela temperatura de secador ou prancha) e o dano químico (por tinturas, alisamentos, relaxamentos etc.) não são revertidos pelo o que se adquire pela dieta ou pela suplementação”, destaca a dermatologista, lembrando que, na realidade, as vitaminas e os minerais dos alimentos não “melhoram” os cabelos, mas, sim, os mantêm saudáveis.

Suzy Ferrer ressalta ainda que uma pele que é, por determinação genética, mais ressecada não modificará seu grau de hidratação pelo o que se ingere, por exemplo.

“Mas as vitaminas e os minerais são substâncias necessárias para a produção de uma série de componentes de nosso corpo e as suas deficiências podem acarretar defeitos de produção ou uma diminuição destes”, explica a dermatologista Suzy.

Porém, alerta a médica, é importante saber que para as vitaminas A, D, E e K, o excesso também pode gerar alterações importantes no corpo. “Por exemplo, com o excesso de vitamina A, a pele fica grosseira e pode haver queda de cabelo. Chegamos a quadros de intoxicação graves por estas hipervitaminoses”, destaca.

Desta forma, vale destacar que nem sempre a suplementação de determinada vitamina ou mineral é necessária. Por isso, a melhor opção é sempre se consultar com um dermatologista que, após consultas e exames, saberá se ela é realmente necessária, dependendo do caso.

4 vitaminas e minerais que contribuem para pele e cabelos mais bonitos

Abaixo você confere informações sobre vitaminas e minerais que contribuem para manter pele e cabelos mais saudáveis e, consequentemente, com aspecto mais bonito, bem como dicas de onde encontrá-los.

1. Ferro

Suzy Ferrer explica que o Ferro é um mineral que entra principalmente na composição da hemoglobina – o pigmento que tem cor vermelha no sangue. “Quando em baixas quantidades, pode gerar anemias – que podem ter várias repercussões, podendo prejudicar inclusive os cabelos e as unhas… Ou seja, a pele se torna seca e cabelos e unhas, quebradiços”, destaca.

A ingestão diária de Ferro, de acordo com a médica, é de 8 a 18g. “Ele encontra-se presente principalmente nas carnes, na aveia, no feijão, nas verduras etc.”, explica a dermatologista Suzy.

2. Biotina

De acordo com Suzy Ferrer, a Biotina é uma vitamina do complexo B, sendo fundamental para várias reações químicas no corpo humano. “Ela traz realmente benefícios pela sua função para os cabelos, pele e unhas”, diz.

“A ingestão adequada diária é da ordem de 30 Ug/dia, sendo que a maior parte desta vitamina é sintetizada em nosso próprio intestino”, explica a médica Suzy.

“Além da produção em nosso corpo, a biotina pode ser obtida pela ingestão de gema de ovo, leite, peixes, nozes e levedura”, acrescenta a profissional.

3. Vitamina C

Suzy Ferrer explica que a Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é importante para a formação adequada do colágeno da derme e das paredes dos vasos sanguíneos. “A nossa pele é rica em colágeno e, portanto, a Vitamina C é fundamental para a manutenção de nossa pele e de nossa cicatrização adequada”, diz.

Ainda de acordo com a médica, há vários estudos que mostram que os cremes com Vitamina C são eficientes para a melhora de rugas finas da pele.

Suzy Ferrer explica que a Vitamina C é encontrada na laranja, no limão, no kiwi, no tomate, no abacaxi, no morango, no brócolis, na manga etc. “ Porém, vale ressaltar que a quantidade de vitamina C que chega à nossa derme é maior com os cremes do que com a ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico”, destaca a dermatologista.

4. Vitamina E

A dermatologista Suzy explica que a vitamina E é fundamental para as funções visuais adequadas e para uma boa função do sistema neurológico. Mas também tem papel importante na questão da beleza da mulher: “ao atuar como antioxidante, pode auxiliar no retardo do envelhecimento”, explica a médica.

A dose diária recomendada, de acordo com a dermatologista, é de 15 mg ao dia. “Encontramos a vitamina E em verduras (espinafre, couve, alface etc.), azeite e vegetais (sementes de girassol, amêndoas, avelãs etc.)”, destaca.

Quando a suplementação de vitamina e/ou minerais é indicada?

A dermatologista Suzy explica que quando a ingestão de vitaminas e minerais é inadequada, ou a absorção está prejudicada por algum problema de saúde, a suplementação pode ser fundamental.

“A avaliação do momento em que se torna fundamental suplementar depende do grau de alteração das funções do corpo e de exames que indiquem o nível da deficiência”, destaca a médica.

A profissional reforça que o equilíbrio alimentar é essencial. “A falta de nutrientes não costuma vir isolada, portanto, costumamos, em caso de déficit, ter alterações em múltiplos sistemas do corpo. Há inclusive dificuldade para diferenciar nos indivíduos com alterações nutricionais a que se devem os sintomas, que se imbricam pela falta combinada de nutrientes”, ressalta Suzy Ferrer.

Fonte: Dicas de Mulher

Imprimir