Cidadeverde.com

Pai de prefeito é preso com arma e santinhos em carro da prefeitura

Imprimir

Atualizada às 8h18

Audenes Sousa Nunes, pai do prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano de Oliveira Parente Sousa, foi preso às 21h de sábado (4), no quilômetro 353 da BR 135, em Bom Jesus (PI). Ele conduzia uma Ford Ranger (OJN 8941), onde estava uma espingarda calibre 12 com cinco munições e santinhos do candidato Gustavo Neiva. 

Segundo o inspetor da PRF, Tony Carlos, Audenes estava ainda com R$ 2.240. “Na saída para Redenção, na BR 135, paramos um ranger, com placa de Imperatriz (MA) e ao fazermos a revista encontramos a espingarda calibre 12 de tiro de repetição com cinco cartuchos, no banco traseiro. O condutor que se identificou como pai do prefeito de Redenção, informou que o carro era alugado da prefeitura, que morava em Redenção, tem um comércio em Bom Jesus, utiliza o carro para vir de Redenção a Bom Jesus e estava retornando”, descreve. 

O policial rodoviário explica que Audenes foi preso pelo porte ilegal de arma, mas após terem sido acionadas as autoridades judiciárias, também pode ser indiciado por crime eleitoral. “Quando apresentamos o caso, a promotora entendeu que cabe crime eleitoral pela utilização do carro público. O veículo está alugado para a prefeitura, o pai não poderia utilizar para assuntos particulares. Havia também os santinhos para distribuir de um candidato apoiado por eles; em tese configura crime eleitoral. Enquanto estiver alugado e pago com dinheiro público, o veículo é da prefeitura”, explica Tony Carlos. 

O veículo foi apreendido e até o início da manhã deste domingo (5), Eudenes não havia sido solto. 

“Estamos fazendo várias rondas na região para flagrar os crimes eleitorais. Redenção é considerada uma das cidades com as eleições mais acirradas este ano”, acrescentou o inspetor. 

 

Outro lado
O prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Sousa, afirmou que os advogados estão providenciando a soltura de seu pai. “Ontem faltou energia e não deu para eles liberarem, mas os nossos advogados já estão providenciando isso", afirma.

O gestor diz que seu pai não sabia que a arma estava dentro do veículo e que o automóvel estava a serviço da prefeitura. "Normalmente aqui tem muita ameaça de morte, um ex-prefeito já foi morto. Somos ameaçados constantemente. O carro é alugado do gabinete, ele foi a Bom Jesus, para buscar um paciente no hospital já que a nossa ambulância e o Samu estavam ocupados e não havia motorista. O paciente não recebeu alta ontem e ele retornou. Os santinhos e o dinheiro são dele, ele é comerciante e provavelmente passou no comércio que ele tem em Bom Jesus e pegou o faturamento do dia”, justificou o gestor. 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais