Cidadeverde.com

Dicas para escolher e armazenar melhor os alimentos

Imprimir

Você sabe escolher bem os alimentos? Esta tarefa na hora das compras faz toda a diferença na hora de evitar o desperdício na sua cozinha.

Pensando nisso, o Universo Jatobá separou algumas dicas conscientes para te ajudar na hora de ir ao supermercado. Antes de tudo, faça o cardápio da semana ou do mês e elabore uma lista com as quantidades de ingredientes de acordo com a média de consumo.

Confira 5 dicas para escolher e armazenar melhor os alimentos:

1 . Peixe

A aparência de um peixe fresco tem que ser parecida com a de um peixe vivo. Escolha aquele com olhos brilhantes, as pupilas escuras e a íris branca ou amarelada. As brânquias devem estar vermelhas ou rosadas e úmidas. Evite escolher o peixe que está por cima dos outros. Ele não está em contato com o gelo. Caso ele venha na bandeja, descarte aquele em que há água por baixo. O peixe deve exalar um cheiro de mar (inclusive os de água doce). O corpo deve estar firme e resistente. O ventre, por sua vez, precisa estar sem sinal de inchaço ou de que murchou. A rigidez do corpo indica que ele morreu há pouco tempo. Tente dobrar o corpo do peixe. Se isso não acontecer, significa que ele foi congelado anteriormente e não está fresco.

2 . Frango

A carne fresca do frango deve ter consistência firme e elástica, bem aderente aos ossos, coloração amarela pálida e ligeiramente rosada. Não compre se a carne estiver mole ou pegajosa. Não compre carne de aves congelada com embalagem danificada, cheia de água, gelo ou sangue.

3 . Carne Bovina

Se comprar em bandejas, atenção: a carne deve ser vermelha, brilhante, com consistência firme e elástica, sem manchas e sem excesso de sangue pingando da embalagem. A gordura deve ter uma cor amarelo-clara. Se optar pela carne embalada a vácuo, a cor deve ser amarronzada. A alteração é causada pela ausência de oxigênio. Quando aberta, a cor da carne se restabelece em poucos minutos.

4 . Frutas

Elas devem ser lavadas apenas antes do consumo. O ideal é armazená-las em sacos plásticos dentro das gavetas na parte inferior da geladeira. As frutas que continuam amadurecendo depois de colhidas, como o abacate, devem ser mantidas em temperatura ambiente até que fiquem completamente maduras. Depois, devem ser levadas à geladeira. Frutas como abacate, melancia, banana e abacaxi só devem ir para geladeira depois de abertas ou se estiver muito calor.

5 . Vegetais

Os vegetais devem ser lavados apenas na hora do consumo. A umidade faz com que o alimento estrague mais rapidamente. Armazene tudo em sacos na gaveta apropriada. Faça um furo para evitar as gotículas de água. Alguns vegetais verdes, como aspargos e ervas frescas (salsinha, cebolinha), têm sua durabilidade aumentada se armazenados em recipientes com os caules imersos em água.

Fonte: Universo Jatobá

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais