Cidadeverde.com

Ferreira Gullar é eleito para a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras

Imprimir

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira o poeta maranhense Ferreira Gullar para a cadeira 37, sucedendo o poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto em 3 de julho. Gullar obteve 36 dos 37 votos possíveis. Um voto foi em branco.

Amplo favorito para a vaga, o escritor de 84 anos será empossado em cerimônia a ser realizada apenas em 2015. Fundada por Silva Ramos, a cadeira 37 tem como patrono o poeta Tomás Antônio Gonzaga e já foi ocupada por Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto.

Gullar chega à ABL depois de resistir por muitos anos à candidatura. Em entrevista publicada hoje no GLOBO, ele explica a decisão de concorrer:

— A morte do Ivan foi o fator decisivo pra eu decidir me candidatar. Éramos muito amigos. Pensei: é a cadeira que um dia foi de João Cabral de Melo Neto e do meu amigo Ivan. Foi a partir de João Cabral que começaram a sentar poetas nesta cadeira, então me sinto confortável.

Ainda em outubro, a ABL realiza mais duas eleições. No dia 23, para escolher o ocupante da cadeira de João Ubaldo Ribeiro — o favorito é o historiador Evaldo Cabral de Mello. No dia 30, para a vaga de Ariano Suassuna, que deve ser assumida por Zuenir Ventura.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais