Cidadeverde.com

Juízes e médicos formam núcleo para gerenciar internações no Piauí

Em reunião nesta sexta-feira (10), no Tribunal de Justiça do Piauí, magistrados e entidades médicas decidiram formar um núcleo de cooperação para gerenciar as internações via decisão judicial. A reunião foi solicitada pela Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) e coordenada pela Corregedoria Geral de Justiça.

A reunião foi provocada após uma ordem de prisão expedida contra dois médicos sob alegação de falta de leitos para internar pacientes no HGV e HUT.
 
“Médicos e juízes têm o mesmo objetivo quando falamos de saúde pública: evitar mortes. Infelizmente, vivemos um caos neste setor e para que possamos alinhar as ações, visto que as duas categorias têm o mesmo objetivo, nada mais correto que criarmos esse grupo. Ele será composto por diversas entidades engajadas em minimizar ou mesmo resolver os graves gargalos na saúde pública do nosso Estado”, afirma o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro.
 
A primeira reunião do núcleo de cooperação está agendada para a próxima terça-feira (14), às 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina. “Queremos alinhar as ações e evitar tensões entre médicos e juízes nestes casos que são tão delicados”, explica o corregedor geral de Justiça, Sebastião Ribeiro Martins.

"O foco desta reunião entre juízes e médicos era chegar a um consenso quanto aocumprimento de ordens judiciais. Queremos, com isso, um maior entrosamento entre estas duas classes, evitando ruídos de comunicação, que possam expor tais profissionais", disse a juíza auxiliar da presidência do TJ, Melissa Pessoa.

Durante a reunião, ficou decidido que até o núcleo de cooperação definir, de fato, o fluxo de ações entre médicos e magistrados, nos casos de internação com ordem judicial no HUT, o juiz deve encaminhar a decisão ao chefe da equipe médica. Caso este não possa receber, a decisão deverá ser encaminhada ao plantão do Setor de Serviço Social.
 
Serão convidadas para compor o núcleo de cooperação as seguintes entidades: Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Universitário (HU), Conselho Regional de Medicina (CRM), Sindicatos dos Médicos do Piauí, Associação dos Médicos Intensivistas, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Teresina.
 
Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais