Cidadeverde.com

Xuxa é condenada a pagar R$ 50 mil por plágio no Rio

Imprimir

Xuxa teve seu pedido negado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e terá de pagar a indenização de R$ 50 mil ao publicitário mineiro Leonardo Soltz. O autor do projeto Turma do Cabralzinho entrou com um processo contra a Xuxa Promoções e Produções Artísticas por plágio há dez anos.

O profissional exigiu reparação por danos morais e materiais, violação aos direitos do autor e uso indevido de marca. No processo, ele alegou que criou os personagens Cabralzinho, Bebel, Quim, Purri e Caramirim em 1997, com o objetivo de se tornarem "mascotes oficiais do descobrimento" durante a comemoração dos 500 anos de descoberta do Brasil, em 2000.

O profissional afirmou que apresentou a ideia aos representantes da Xuxa Produções, mas eles não demonstraram interesse. Mas, em novembro de 1999, ele disse que o lançamento da Turma da Xuxinha, incorporou sua criação. Guto Cabral, Índia Xuxinha, Guto Padre Anchieta, Guto Borba Gato, Guto D. Pedro I e Xuxinha Princesa Isabel seriam semelhante aos seus personagens.

Fonte: MSN