Cidadeverde.com

Comissão de médicos faz vistoria nos leitos de UTI do HUT

Imprimir
  • vlcsnap-2014-10-13-19h34m28s106.jpg Raoni Barbosa
  • vlcsnap-2014-10-13-19h33m36s88.jpg Raoni Barbosa
  • HUTVISITA.jpg Raoni Barbosa
  • HUTVISITA2.jpg Raoni Barbosa
  • HUTVISITA3.jpg Raoni Barbosa
  • HUTVISITA4.jpg Raoni Barbosa
  • HUTVISITA5.jpg Raoni Barbosa

Uma comissão de oito médicos formada por representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Associação Piauiense de Medicina (Aspimed) e Associação dos Médicos Intensivistas de Teresina (Asimute) e  por  duas instituições nacionais, fez uma vistoria no leitos de terapia intensiva do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) na tarde desta segunda-feira (13). A comissão deve percorrer todos os hospitais públicos e privados que atendem conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem leitos de UTI no estado do Piauí. 

Na semana passada, três médicos foram ameaçados de prisão por não cumprir um mandado de segurança que ordenava a internação de uma vítima de acidente de trânsito em um leito de tereapia intensiva.

O presdiente da Associação Nacional de Médicos Intensivistas, Eduardo Mendes, disse que os médicos não podem ser responsabilizados. "Eles também não podem ser as vítimas do processo de falência do sistema público de saúde". 

Outra entidade médica presente na vistoria foi a Associação de Medicina Intensiva Brasileira. O presidente, Fernando Dias, disse que a situação é crítica. "Vemos a dificuldade para as pessoas terem acesso ao sistema de saúde por conta das falta de leitos de UTI". 

De acordo com Salustiano Moura, da Aspimed, a situação é complexa e atribuir culpa não vai resolver o problema. "O fato é que existe uma carência de leitos de UTI e falta de recursos". A próxima unidade de saúde a ser visistada pela comissão será o Hospital Getúlio Vargas (HGV), também na capital. 

Outro membro da Aspimed, Elisiário Cardoso, foi ainda mais crítico após a visita. "O dinheiro que está sendo usado para pagar os médicos cubanos no Piauí já daria para resolver a situação dos leitos".  

A comissão deve percorrer os hospitais e verificar se todos os leitos são regulamentados e obedecem as condições necessárias para a UTI. Depois de vistoriar todas as uniades de saúde, os dados serão reunidos em um relatório que deve ser apresentado ao poderes judiciário e executivo. 

Segundo o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, a comissão vai fazer um diagnóstico da situação das UTI´s nos hoispitais do estado. Ele falou que o objetivo é a uma adequação dos leitos às necessidades da população. "Com certeza o relatório vai apontar que existe uma falta de leitos, mas que o HUT é o único que possui leitos acima da média estabelecida".  

O HUT é o maior hospital de urgência do Piauí com uma média diária de 240 atendimentos. Por falta de estrutura física para atender tanta gente, muitos pacientes são socorridos na recepção do hospital. São 42 leitos de UTI, que não tem sido suficientes para atender a demanda. Em todo o Piauí, são 150 leitos de terapia intensiva. 

Flash Lucas Marreiros 
Redação Sana Moraes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais