Cidadeverde.com

Mais de 50 pessoas já morreram afogadas no rio Parnaíba esse ano

Imprimir

Na semana passada, duas vítimas de afogamento foram resgatadas das águas do rio Parnaíba em Teresina. Nessa época do ano, o rio está mais seco e com coroas aparentes, o que aumenta o risco de afogamento. Somente este ano, já foram registradas mais de 50 mortes no Parnaíba.   

Os bombeiros orientam que a população deve evitar tomar banhos no rio. "O rio é cheio de canais, que são locais onde a água é rápida e profunda. As pessoas geralmente saem do leito do rio e tentam atravessar. Quando chegam nesses pontos mais profundos, as pessoas tendem a se assustar e perder o controle", afirma o bombeiro Sérgio Melo. 

O oficial lembra ainda que antes de entrar no rio é preciso se informar sobre os riscos do local. "A pessoa precisa de informar, saber onde tem coroa, onde tem profundidade e sobre os obstáculos".  

Outro ponto que deve ser observado pela população é o alto índice de poluição do rio, já que quase todo o esgoto da capital é descarregado no rio Parnaíba, tornando a água inapropriada para o banho. Apenas 16% do esgoto da capital é tratado.  

O Parnaíba tem 1.500 km de extensão, com graves problemas de assoreamento das margens e da mata siliar e desmatamento. "As coroas estao cada vez mais comuns, dificultando a navegabilidade do rio. Para torna-lo navegável novamente, é preciso concluir as eclusas e recuperar as margens", afirma o presidente da Fundação Rio Parnaíba (Furpa), Francisco Soares.

Sana Moraes

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais