Cidadeverde.com

Em debate tenso no SBT, Aécio e Dilma trocam ataques sobre nepotismo

Imprimir
  • dividedebate.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt08.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt07.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt06.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt05.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt04.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt03.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt02.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)
  • sbt01.jpg Lourival Ribeiro (SBT) / Marcos Fernandes (Coligação Muda Brasil) / Ichiro Guerra (Coligação Com a Força do Povo)

A contratação de parentes de políticos eleitos para trabalhar na administração pública, prática conhecida como nepotismo, concentrou as atenções do segundo debate entre os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), realizado nesta quinta-feira (16) pelo SBT, rádio Jovem Pan e UOL.

Após denúncias de que Aécio teria contratado a irmã, Andrea Neves, e outros parentes quando foi governador de Minas Gerais (2003-2010), Dilma perguntou ao tucano sobre a prática de nepotismo. Aécio disse que Dilma gostava "de falar de parentes", explicou que Andrea Neves o "ajudou muito" e "que é uma figura extraordinária". [...]

O tucano avisou que "ela assumiu o voluntariado de Minas Gerais" e que "ajudou a coordenar a comunicação" do Estado "sem remuneração". Na sequência, Aécio sugeriu que o irmão da presidente foi contratado para trabalhar no governo de Belo Horizonte (MG), mas não trabalhou efetivamente.

— Agora, candidata, a senhora conhece o senhor Igor Rousseff? É o seu irmão, candidata. Eu queria chegar nesse ponto. O seu irmão foi nomeado pelo prefeito Fernando Pimentel em 20 de setembro de 2003 e nunca apareceu para trabalhar. [...] A diferença entre nós é que minha irmã trabalha muito e não recebe nada. O seu irmão recebe e não trabalha nada. 

Na réplica, a presidente rebateu Aécio: "A sua irmã e o meu irmão têm de ser regidos pela mesma lei. Eles não podem estar no governo que nós estamos. O nepotismo eu não criei, é uma decisão do Supremo Tribunal Federal".

— Dentro do governo federal e dentro do governo do Estado de Minas, não pode ter uma irmã, um tio, três primos e três primas. O senhor tem de dar conta de todos, não só da sua irmã. [...] Todo mundo sabe que ela era responsável pela destinação das verbas em todas as questões relativas à propaganda.

Bafômetro
Dilma também levantou, de maneira indireta, o fato de Aécio Neves ter se recusado a fazer teste do bafômetro quando parado em uma blitz em 2011. A candidata insinuou o caso em uma pergunta sobre a Lei Seca e foi criticada pelo adversário.

— Tenha coragem de fazer a pergunta direta. A senhora traz nesse debate, talvez pelo desespero, e tenta deturpar um tema que tem que ser colocado com absoluta clareza. Eu tive um episódio sim, e reconheci, eu tenho uma capacidade que a senhora não tem. [...] A senhora não se arrepende de nada no seu governo. É importante que nós olhemos para frente.

O tucano pediu que a presidente tratasse de questões sérias e questionou porque ela mantém no cargo o tesoureiro do PT João Vaccari Neto, suspeito de receber propina no caso da Petrobras. Na réplica, a petista voltou a falar sobre a aprovação da Lei Seca.

— Eu acho muito importante a Lei Seca para o Brasil e acho que o senhor esta tentando diminuí-la. Toda semana tem gente morrendo por acidentes de trânsito e porque o motorista dirige embriagado. Vamos tratar as coisas com mais seriedade. Acredito que ninguém pode, sem sofrer as consequências, dirigir nem drogado nem bêbado.

Fonte: R7

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais