Cidadeverde.com

Veja o que a timidez tem a ver com a prisão de ventre

Imprimir

Você passa muito tempo sem ir ao banheiro? A prisão de ventre é mais comum entre as mulheres, mas tanto elas como eles passam dias e até semanas com o intestino preso por motivos biológicos, hormonais ou receio e até timidez. “A maior parte das garotas ainda fica envergonhada, quando precisa usar o banheiro fora de casa. Tanto que o intestino de muitas delas simplesmente para de funcionar quando vão trabalhar, viajar ou dormir na casa de amigas, namorados ou familiares, por exemplo”, explica o Dr. André Siqueira Matheus, gastroenterologista do Hospital do Coração.

Para o especialista, esse tipo de comportamento pode trazer graves prejuízos à saúde, já que a alteração do hábito intestinal, além de estar relacionada com diferentes doenças do aparelho digestivo, provoca inchaço, aumento do abdome e pode causar dificuldade ou dores na hora de ir ao banheiro. “Evacuar pouco ao longo da semana ou apresentar evacuações com fezes muito endurecidas já caracteriza o quadro de constipação intestinal. Por isso, é fundamental que as mulheres percam a timidez e tentem utilizar o banheiro sempre que precisarem”, alerta.

O médico explica que o mau funcionamento do intestino está associado com problemas, como diverticulites, hemorroidas, fissuras anais e até câncer intestinal. Fatores como ciclo menstrual, gravidez, menopausa e idade avançada também contribuem com o problema. “Os hormônios sexuais femininos influenciam os movimentos peristálticos do intestino grosso. Tanto que já se sabe que o intestino de muitas mulheres fica “preguiçoso” durante o período menstrual”, esclarece Matheus. “Por outro lado, a prisão de ventre é comum na menopausa ou em idades mais avançadas, já que as mudanças ocorridas durante essas fases da vida também afetam os músculos do intestino grosso. Já as grávidas costumam ter problemas digestivos, porque, além das mudanças hormonais, o aumento do útero pode dificultar as suas funções intestinais”.

Veja as dicas de comportamento e alimentação que podem colaborar e evite o uso de medicamentos:

1. Saber a frequência de funcionamento do intestino e o aspecto das fezes é muito importante para cuidar de forma adequada do intestino. O mais importante é não inibir o reflexo evacuatório. Ou seja,  quando der vontade, vá ao banheiro!

2. Opte por alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. Entre as melhores opções estão o mamão, a ameixa seca, a semente de linhaça, o gergelim, o farelo de trigo e a granola, que podem ser consumidos com iogurte, por exemplo, cujos lactobacilos beneficiam bastante o processo digestivo.

3. Exercite-se. Isso estimula o peristaltismo – movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo – e melhora muito o funcionamento intestinal. O sedentarismo também é uma das causas da prisão de ventre.

4. Beba mais líquido, de preferência água e suco de frutas, que também são muito ricos em fibras. Essa medida é fundamental para a hidratação das fezes e melhora do hábito intestinal. Ingira aproximadamente 1,5 litros de líquido por dia. Porém, evite beber ingerir líquidos durante as refeições.

5. Coma menos alimentos constipantes como carnes, laticínios, açúcar, farinha branca, café e refrigerantes. Quando consumi-los, evite exageros.

6. No período da manhã, a função intestinal é melhor. Por isso, procure evacuar durante esse horário. Programe-se para sempre usar o banheiro no mesmo horário.

7. Evite tomar remédios por conta própria. O ideal é sempre procurar um médico.

Fonte: Universo Jatobá

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais