Cidadeverde.com

Merlong aciona Alepi e Estado poderá sofrer intervenção por crise financeira

Imprimir

Cidade Verde

Requerimento de Merlong seria colocado em votação, mas foi enviado para a CCJ da Alepi

Um requerimento do deputado estadual Merlong Solano (PT) foi motivo de polêmica na sessão desta segunda-feira (3) da Assembleia Legislativa. O parlamentar propôs que a Alepi envie informações financeiras do Estado para que a Procuradoria Geral da República analise a possibilidade de pedir intervenção no Governo do Piauí, por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Veja a íntegra do requerimento

A leitura das proposições apresentadas pelos deputados, normalmente célere, ganhou outro tom. "Cadê o deputado João Mádison? Chame ele aí...", disse o presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB), enquanto lia o requerimento. "Deputado Wilson Brandão (PSB), vá olhando direitinho aí o que eu tô lendo. É, e é para a Assembleia aprovar. Olhe direitinho aí". 

O requerimento cita despesas que teriam sido realizadas de forma irregular pelo Governo do Piauí, como a contratação de servidores após atingido o limite da LRF. 

O deputado Robert Rios (PCdoB) interferiu afirmando que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) já teria reconhecido as contratações de concursados como legais e acreditou haver uma confusão de informações no requerimento. 

O parlamentar ainda criticou o pedido de Merlong Solano e lembrou que intervenções permitem contratar sem licitação. "A intervenção é a primeira porta que se abre para a corrupção. (...) Para cada intervenção que o novo governador fizer eu vou procurar o poder judiciário. É inaceitável", disse Robert Rios. 

Caio Bruno/Alepi

João Mádison contestou o requerimento

João Mádison apareceu e afirmou que aliados do governo eleito querem "jogar para a plateia" e que o PT age "na ânsia de querer assumir o governo". "Nós sabemos que o governo Zé Filho tem feito o possível e o governador Wellington Dias quando saiu do governo deixou uma herança maldita para Wilson Martins. E nem por isso se falou em intervenção", rebateu.

"Todos os governos têm problemas. Se ele (Wellington Dias) está dizendo que vai andar a 80km/h, pois ele vai ter a oportunidade a partir do dia 1º de janeiro. Até o dia 1º, o governador do estado é Zé Filho", acrescentou Mádison.

Mauro Tapety (PMDB) fez um aparte e afirmou que nas gestões de Wellington Dias também existiram problemas com despesas, mas não se falou em intervenção. 

Themístocles Filho não colocou o pedido em votação. "Eu vou encaminhar para a Comissão de Constituição e Justiça. Lá vão fazer uma análise melhor desse requerimento". Após os discursos, o presidente da Casa encerrou a sessão. "Está encaminhado para a CCJ o requerimento do deputado Merlong Solano. Lá a discussão vai se proceder tecnicamente". 

Deputado petista justifica requerimento
Ausente, Merlong Solano falou ao Cidadeverde.com por telefone e justificou que estava em uma reunião. O deputado explicou que o requerimento listou informações de gastos com pessoal do Estado a serem enviados para a Procuradoria da República, "porque as finanças do Estado estão em um grau de desequilíbrio tal que estão comprometendo as despesas mais básicas". 

Informado sobre o desfecho da leitura do requerimento, Merlong Solano listou o atraso de pagamento de servidores terceirizados, a falta de merenda em escolas de tempo integral e até problemas no Lar Maria João de Deus, que não estaria recebendo leite para as crianças órfãs por ele atendidas. 

"O quadro que eu estou vendo justifica com sobra no mínimo a medida de se bloquear recursos, para que o próximo governo possa começar em 2015 a resolver esses problemas", completou Merlong Solano.

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais