Cidadeverde.com

Polícia Civil deflagra Operação Rivales e cumpre nove mandados em Teresina

Imprimir
  • IMG_1837.jpg
  • IMG_1833.jpg
  • IMG_1822.jpg
  • IMG_1806.jpg
  • IMG_1799.jpg
  • IMG_1774.jpg
  • IMG_1762.jpg
  • IMG_1761.jpg

Atualizada às 13h08

A Polícia Civil divulgou a relação de presos na Operação Rivales. Quatro deles foram presos hoje (04) e os demais nas últimas três semanas. Veja a lista:

- Jardiel Alexandre de Macedo, vulgo "None"
- Marcio Vieira de Sousa, vulgo Magno ou Neguinho
- Marciel Silva Sousa, vulgo Paim
- Paulo Ricardo Tavares de Sousa
- Francisco Cristovão Ferreira da Costa
- Leandro Alves Rodrigues
- Wanderson Alves Carvalho Guimarães
- Vagner da Silva Filho, vulgo Joe Joe
- Wesley Alves Matias, vulgo Wesley Gordinho
- Samuel Marcos de Sousa Leal
- César Conceição Pereira
- Alex da Silva Costa
- Marcos Adriano Lopes Dias, vulgo Buda, preso em flagrante com droga
- Cleysson Felix da Silva Nascimento, preso em flagrante com droga

De acordo com o delegado Iggo Martins, a operação se chama Rivales porque tem como objetivo prender criminosos que disputavam território de venda de entorpecentes e de poder em várias regiões de Teresina. "Com o apoio da Polícia Militar e da Justiça, realizamos 14 prisões nas últimas três semanas, inclusive no interior. Apreendemos seis armas e cerca de dois quilos de drogas", afirmou.

O delegado Matheus Zanatta informou que a operação Rivales faz parte da operação Integração, que está sendo desenvolvida em todo o Nordeste, com a orientação do Ministério da Justiça. "A rixa desses criminosos estava direta ou indiretamente ligada ao tráfico e é importante ressaltar que, para que ocorra o homicídio, outros crimes já haviam sido cometidos. Todos esses presos já tinham antecedentes criminais", declarou.

Os delegados disseram ainda que as armas apreendidas estão sendo encaminhadas para a perícia criminal porque há indícios de que elas estariam sendo alugadas para outros criminosos cometerem homicídios e assaltos.

Iggo Martins solicitou que a população envie informações sobre os presos para ajudar nos inquéritos. "Pedimos que a população nos envie informações, mesmo de forma anônima, para o telefone da Delegacia de Homicídios, o 181", comentou.

A maconha estava dentro de uma geladeira e a cocaína estava espalhada por toda a residência localizada no bairro Água Mineral. A droga será encaminhada à Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que deverá abrir um inquério específico. 

Ataulizada às 12h30

Durante coletiva de imprensa, a Polícia Civil apresentou a droga e as armas apreendidas durante a Operação Rivales, que está sendo desencadeada há três semanas para retirar criminosos de circulação, principalmente acusados de tráficos de drogas e homicídios.
Até o momento, foram confirmadas 14 prisões, quatro somente hoje(05). Dentre os presos por homicídio, está um que foi detido em Castelo do Piauí na última segunda-feira(03). 

Foi apreendido um quilo e meio de crack e maconha, um revolver calibre 38 e uma pistola 380. 

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, foram expedidos 12 mandados de prisões, mas também há pessoas que foram presas em flagrante.  

O coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco Baretta, informou que foi preso um individuo conhecido como Marcos Adriano, vulgo o Buda, acusado de tráfico do bairro Buenos Aires, o genro dele identificado como Gledson. Além de Marcelo Queixão que também é bastante conhecido e Vagner da Silva Filho, vulgo Joe-Joe, suspeito do homicídio de Francisco Edmundo no dia 23 de agosto, no Parque Universitário e que já teria cometido um assalto no início da manhã de hoje, a uma mulher que se dirigia para academia. 

Outro cumprimento do mandado de prisão foi de Wesley Alves Matias, vulgo Wesley Gordim, suspeito de um assassinato próximo à BR-316. Ele foi detido no final da tarde ontem(04) na avenida Miguel Rosa e conduzido para a Central de Flagrantes e em seguida para Delegacia de Homicídios. Segundo o delegado Higgo Martins, a vítima foi o usuário de drogas Carlos Ruan Santos Linhares.

i

“Ele havia chamado a vítima para usar drogas em um campo de futebol que fica entre a residência dos dois. Houve um desentendimento, Weslei atirou, a vitima correu, mas acabou sendo morta. Segundo o que apuramos nos autos, a motivação seria uma rixa entre o amigo do Weslei e a vitima”, destacou.  

Ataulizada às 8h27 (horário local)

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios, deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) uma operação para combater a violência na zona Norte de Teresina. Batizada de Rivales, a mobilização contou com o apoio da Polícia Militar e cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Durante as diligências, cinco homens já foram presos.

Buda e Gledson presos no Buenos Aires

Os mandados de busca e apreensão e de prisão devem ser cumpridos ainda nesta quarta-feira. Dois homens dos cinco presos foram detidos em flagrantes, quando carregavam dois quilos de crack. Também foram apreendidas armas e munições. Os presos foram conduzidos à Academia da Polícia Civil (Acadepol), no bairro Saci, na zona Sul de Teresina.

Segundo nota publicada no site oficial da Polícia Civil, um dos focos do cumprimento dos mandados foi um grupo criminoso que atuava na zona Norte da capital e que teria sido responsável por homicídios na cidade.

A nota também explica o nome da operação. Rivales foi assim denominada em alusão ao verbete de origem latina, cujo significado é rivalidade.

Nota oficial:

A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou a Operação Rivales e cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão na cidade de Teresina. A ação foi desenvolvida pela Delegacia de Homicídios e contou com a participação de diversas unidades policiais civis da capital e com o auxílio da Polícia Militar.

Durante o cumprimento dos mandados, cinco nacionais foram presos, dois quilos de drogas apreendidos, bem como armas e munições. Um dos focos do cumprimento dos mandados foi grupo criminoso que atuava na zona norte de Teresina e que teria sido responsável por homicídios na capital.

A Operação Rivales foi assim denominada em alusão ao verbete de origem latina, cujo significado é rivalidade.

Haverá entrevista coletiva ao meio dia desta quarta-feira, 05 de novembro de 2014, no auditório da Delegacia Geral.


Relações Públicas da Polícia Civil

 

 

Fhash de Carlos Lustosa
Redação de Caroline Oliveira e Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais