Cidadeverde.com

Henrique Rebelo reage à nota de repúdio divulgada pelo Sinpoljuspi

O deputado Henrique Rebelo (PT) respondeu à nota de repúdio do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), que afirmou não querer que o parlamentar assuma novamente a Secretaria de Justiça, pasta em que foi gestor no segundo governo de Wellington Dias e durante a gestão de Wilson Martins. O parlamentar petista não conseguiu a reeleição.

A nota foi aprovada por unanimidade na última assembleia da categoria realizada há uma semana. Os agentes defendem que um técnico assuma a pasta. 

De acordo com a nota divulgada pelo deputado, ele destaca que houve avanços no sistema prisional entre melhorias em estrutura física das unidades e parcerias realizadas em favos das pessoas presas. 

Ele ressalta que as investigações feitas pelo Ministério Público são contra o sistema prisional e não da pessoa do deputado Henrique Rebelo. 

“Ressaltamos não entender o motivo de preocupação do presidente do Sinpoljuspi, vez que o Deputado Henrique Rebelo não foi sondado ou convidado para qualquer cargo no governo atual ou futuro”, finaliza a nota.

Veja na íntegra: 

Sobre a matéria “Em nota de repúdio, Sinpoljuspi diz não querer Henrique Rebêlo na Justiça” publicada no Portal Cidade Verde, nesta quarta-feira (05), o Deputado Henrique Rebelo esclarece, que ao contrário do afirmado pelo Sinpoljuspi, durante sua gestão houve grandes avanços no sistema prisional, que foram, desde melhorias na estrutura física das unidades prisionais, até a implantação de ações em favor da pessoa presa.

Dentre as inúmeras mudanças no sistema prisional piauiense, em pouco mais de três anos, de gestão do mesmo, destacou-se a construção da Casa de Detenção de São Raimundo Nonato, Casa de Detenção Provisória de Altos, implantação da Brinquedoteca e Espaço Familiar, reforma e implantação das panificadoras em todas as unidades prisionais, implementação de três Unidades Básicas de Saúde, uma na casa de Custódia de Teresina, Irmão Guido e outra na Penitenciária de Teresina, recuperação da área administrativa, cozinha e consultório odontológico da Penitenciária de Esperantina, perfuração de poços tubulares nas unidades prisionais de Picos, Irmão Guido e São Raimundo Nonato, implantação do Núcleo de Atenção ao Preso Provisório Passível de Penas Alternativas no Estado do Piauí.

Destacamos ainda, que na mesma gestão foram desenvolvidas diversas ações que beneficiaram as pessoas em situação de prisão, fato comprovado através das parcerias que foram formalizadas com Houston Bike, Fundespi, Correios, Embrapa, UFPI, Senar, Sest/Senat, ADH, Ministério da Justiça, Ministério de Políticas para Mulheres, além de diversas instituições de ensino superior, o que ratifica o compromisso do então gestor em oferecer a massa carcerária do Estado, assistência à saúde, educação e psicológica.

Esclarecemos, que os procedimentos investigatórios citados pelo presidente do SINPOLJUSPI, são requerimentos do mesmo, ao Ministério Público, solicitando providências contra atos da administração pública, ligados ao Sistema Prisional, e não da pessoa do Deputado Henrique Rebelo.

Por fim, ressaltamos não entender o motivo de preocupação do presidente do SINPOLJUSPI, vez que o Deputado Henrique Rebelo não foi sondado ou convidado para qualquer cargo no governo atual ou futuro.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais