Cidadeverde.com

Cruzeiro da Frei Serafim será substituído, mas prefeitura não define prazo

Imprimir

O coordenador especial da Área Central de Teresina (CEAC), Marcelo Mourão, disse em entrevista ao Jornal do Piauí, desta segunda-feira (24) que um novo cruzeiro será erguido na avenida Frei Serafim, em substituição ao monumento que caiu há três dias. Ele explica que ainda não há prazo definido para que o símbolo da fé católica volte a ser erguido no local. 

"O cruzeiro que caiu está no Centro Pastoral Paulo IV e visualmente não tem como ser recuperado. Estamos aguardando a igreja repassar as especificações da madeira e medição para que um novo seja confeccionado", disse Mourão. 

O coordenador explica ainda que a prefeitura de Teresina está realizando um levantamento dos monumentos da cidade e a partir de 2015, uma empresa contratada através de licitação, ficará responsável pela manutenção e recolocação dos pontos históricos.

O  secretário executivo da Superintendencia de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU C/N), Angelo Cavalcante, destaca ainda que a base do cruzeiro, construída de mármore, também será recuperada.

"Serão realizados a substituição das pedras e as bordas que facilitam a quebra e ação dos vândalos. Os fieis poderão continuar acendendo velas no cruzeiro, porém haverá uma manutenção maior por parte da prefeitura", finaliza Calvante. 

O cruzeiro da Frei Serafim está em processo de tombamento para a manutenção permanente. O monumento era um dos mais antigos da cidade de Teresina e foi erguido em 1861. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais