Cidadeverde.com

O lançamento do livro Auto Esporte, uma história

Imprimir

O lançamento do livro Auto Esporte: uma história, reuniu jornalistas, ex-jogadores, ex-dirigentes e atuais dirigentes na noite desta sexta-feira(28). Os autores são o jornalista e professor universitário Gustavo Said e as jovens jornalistas Nina Cunha e Tabata Magalhães. 

Fotos - Filipe Leal

O livro destaca: O Auto Esporte tem história, O Calhambeque pede passagem, Um recorte pouco signicativo, Os doutores da bola e o primeiro título,A história ainda vai ser escrita.

Fundado em primeiro de maio de 1951, o clube da Rua Clodoaldo Freitas participou durante muítos anos do Campeonato Piauiense e conquistou o título de 1983, quando formou um time cheio de craques do futebol piauiense como Sima, Paulo César Vilarinho, Durval, Bega, Robert. Cesarinho Oliveira era o técnico.

No livro o atual Presidente e capitão no título de 83, o zagueiro Bega lembrou a figura do ex-dirigente Diogo, assim:

- Este livro é uma homenagem ao maior de todos os torcedores do Auto Esporte Clube do Piauí: o seu Diogo, José Maria de Sousa, do Mundo dos Tênis. Sua paixão fanática pelo clube não tem precedente na história do futebol mundial. Jamais vi alguém tão dramaticamente apaixonado por uma agremiação como Bandidão(assim era chamado pelo ex-presidente Mourinha). Sempre me dirigia a ele como Zé Maria. Seu Diogo, hoje com Alzheimer,  teria contribuído imensamente com este texto.

Foi fundador, atleta, dirigente, contador, treinador, roupeiro, financiador etc... a lista é interminável. Sem seu Diogo não existiria o Auto Esporte Clube do Piauí. Sem ele não existiria uma bela parte da história do desporto piauiense. Um beijo no cortação do seu Diogo. o Auto Esporte Clube do Piauí ser-lhe-á eternamente grato. O livro é seu seu.

Na qualidade de campeão piauiense de 1983, o Auto Esporte representou o futebol piauiense na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, chegando a jogar no Maracanã, onde perdeu para o Botafogo por 2 x 0.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais