Cidadeverde.com

5 dicas para ter foco e melhorar o desempenho durante o exercício

Imprimir

1. Escolha um mantra

Experimente

Pensar em mantras como hashtags - sim, vale colocar nas redes sociais também. #Respire é ótimo se você precisa eliminar o stress na hora da malhação, #barrigareta funciona para uma sessão de abdominais e #corpofortementeforte casa perfeitamente com aquela hora puxada de musculação. "O importante é que o mantra reflita o treino em si e não seja uma aprovação exterior, como ficar bonita para algum cara ou para a sociedade", explica o psicólogo Nei Calvano, especialista em psicologia cognitiva, do Rio de Janeiro.

Por que funciona

Além de ser uma inspiração, a frase relaciona o comportamento a uma recompensa, fazendo com que você aprecie o treino. "Repeti-la faz com que você direcione a mente para o que está fazendo, em vez de se distrair com o movimento em volta", explica Calvano.

2. Oxigene a cabeça

Experimente

Antes de começar sua série normal de treino, faça um exercício rápido de respiração. "Tente inspirações curtas, dilatando o diafragma, seguidas de expirações contraindo o abdômen. Todas bem rápidas e fortes. Cerca de 30 repetições bastam. Depois, segure o ar por cinco segundos e repita as respirações mais duas vezes", diz a mestre de ioga Laura Pitangui, da academia Probalance Care & Fitness, no Rio de Janeiro.

Por que funciona

O cérebro é responsável pelas funções cognitivas - entre elas o foco. Para que trabalhe corretamente, ele precisa receber oxigênio, enviado pelo sangue, que, por sua vez, é abastecido pela respiração. Se você não mandar ar suficiente para os pulmões, sua mente ficará comprometida e a dificuldade de concentração será ainda maior.

3. Pense pequeno

Experimente

Focar-se no número à direita da vírgula. "Criar como objetivo passar dos 65 para os 60 kg é desanimador, mas ir até o 64,7 parece mais fácil. No final, com três treinos por semana, quase 1 kg já terá ido", diz a preparadora física Ana Cristina Barreto, do Rio de Janeiro.

Por que funciona

Se, depois de suar a camisa todos os dias da semana, você não vê nenhuma mudança, é como se não tivesse valido a pena. "Uma hora de atividades físicas queima, em média, 300 calorias. Se tentar conseguir essa diminuição diariamente fica mais fácil sentir que seus esforços estão sendo bem-sucedidos", avisa Ana.

4. Sincronize o iPod

Experimente

Criar uma playlist animada, colocando músicas com letras que condizem com seus objetivos - e aumente o volume se começar a se distrair. Se quer ir mais rápido (em uma sessão de spinning, por exemplo), músicas como Stronger, do Kanye West, e Mandou Bem, do Jota Quest, podem ajudá-lo. Se precisar de motivação durante o treino, tente I Got a Feeling, do Black Eyed Peas , e Pra Frente, da Ivete Sangalo.

Por que funciona

Um estudo do jornal The Sport Psychologist, dos Estados Unidos, mostrou que ouvir músicas com mensagens positivas motiva  a nos focar nos exercícios. Além de as letras funcionarem como incentivo, o ritmo acelerado condiciona nosso cérebro a acompanhar. "Isso só funciona se você conhece a música e consegue se identificar com ela. Um som desconhecido podeter efeito contrário e fazer com que você fique com tédio e se distraia", avisa Ana.

5. Silencie seu crítico

Experimente

Muitas mulheres nem notam a frequência com que se colocam para baixo. "Se perceber pensamentos ruins, faça exercícios de relaxamento para desestressar e volte para o treino com o objetivo do dia (fortalecer pernas, por exemplo) em mente", avisa Calvano.

Por que funciona

Tais ideias negativas aumentam a produção de hormônios de stress, impedindo que o cérebro se foque na ação que está tentando realizar, no caso, a difícil série de exercícios. O ideal é relaxar até que os níveis cerebrais voltem ao normal e você se sinta mais zen.

 

Fonte: M de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais