Cidadeverde.com

Atendimento a fumantes é realizado no Hospital do Parque Piauí

Imprimir

Ações de combate ao tabagismo são desenvolvidas no Hospital do Parque Piauí, zona Sul, há quatro anos, com o programa de acompanhamento aos pacientes que manifestam o desejo de parar de fumar. Ao longo desse período os índices revelam que 422 pacientes iniciaram o tratamento, 265 pararam de fumar (62,79%), 104 desistiram (24,64%) e 52 não conseguiram (12,32%). 

Na manhã de quinta-feira, 11, foi realizada reunião com participantes e ex-integrantes do programa para uma sensibilização. As pessoas que procuram atendimento no Hospital do Parque Piauí recebem atendimento de vários profissionais, entre eles médico, enfermeiros, psicólogo e nutricionista. 

A psicopedagoga e psicanalista, Gardene Lacerda, integrante da equipe multiprofissional, diz que “O tratamento do tabagismo deve ser realizado através da abordagem cognitiva comportamental obrigatória e apoio medicamentoso quando indicado, e poderá ser realizado por qualquer unidade de saúde pertencente ao SUS”, informa. 

O objetivo do programa é a conscientização da população dos malefícios causados pelo uso do tabaco, sobretudo o câncer, através da prevenção e do controle dos fatores causadores da doença, como também o tratamento daqueles que desejam parar de fumar. 

Para fazer parte do programa a pessoa faz inscrição no serviço social do Hospital do Parque Piauí, o usuário aguardará ser contactado para iniciar o tratamento, que tem duração de um ano. 

O tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) é regulado pela Portaria Nº 1.035, de 31 de maio de 2004 e regulamentada pela Portaria Nº 442 de 13 de agosto de 2004. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais