Cidadeverde.com

Brasil vira sobre Portugal e é penta do Mundial feminino de futsal

Imprimir

O Brasil conquistou de modo incrível o pentacampeonato do Mundial feminino de futsal ao derrotar Portugal por 4 a 3, de virada, na madrugada de segunda para terça-feira, em San José, na Costa Rica. As meninas perdiam por 3 a 1 faltando cinco minutos para o término da decisão, quando conseguiram uma reação inesperada e fizeram as portuguesas amargarem pela terceira vez o vice-campeonato diante da equipe canarinho.

Vanessinha, em linda jogada individual, abriu o marcador para o Brasil. No entanto, no fim do primeiro tempo, Carla deixou tudo igual para as portuguesas, que viraram o placar com Joana. A desvantagem aumentou em seguida após tento de Ana Gomes. A cinco minutos do fim, jogando com goleira-linha, o Brasil foi para cima e descontou com gol contra de Gomes. Em cobrança de falta, Vanessinha marcou de novo e empatou para as sul-americanas. Quando a prorrogação já era aguardada, a menos de um minuto para o término, Amandinha fez o gol da virada para levar à loucura as brasileiras e a comissão técnica.

A Seleção, além de vencido sua terceira final contra as lusitanas, conquistou de maneira invicta o pentacampeonato. Na estreia, goleou a Rússia por 5 a 0. Na segunda rodada, venceu Portugal por 3 a 2, em partida dura, e fechou a primeira fase massacrando as japonesas, por 6 a 1. Nas semifinais, as brasileiras não tomaram conhecimento das anfitriãs, as costarriquenhas, e triunfaram por 8 a 1.

E foi por pouco que a Seleção feminina sequer teve chance de conquistar o campeonato. Isso, porque a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) chegou a anunciar a desistência da participação do Brasil por conta da incapacidade de arcar com as despesas da viagem à Costa Rica. As jogadoras, então, foram às redes sociais para arrecadar fundos. Poucos dias depois, um banco privado bancou a ideia e fechou patrocínio com a entidade, confirmando a presença do Brasil no Mundial.

Disputada desde 2010, a competição só viu as brasileiras levantarem o troféu. Na primeira edição, a Seleção derrotou Portugal, na Espanha. Em 2011, em solo brasileiro, as meninas bateram as espanholas na decisão. No ano seguinte o Mundial foi realizado em Portugal, edição que viu o Brasil ser tricampeão ao bater as anfitriãs na final. Em 2013, veio o tetra na Espanha, derrotando as donas da casa no último jogo.


Fonte: Gazeta

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais