Cidadeverde.com

Manteiga ou margarina: qual a opção mais saudável?

Imprimir

Poucas coisas são tão bem-vindas em um café da manhã como um pãozinho quente com manteiga! Ou, quem sabe… Com margarina!

Não há como negar: as duas são deliciosas e deixam qualquer comida mais gostosa; seja um simples pão, um prato mais completo ou ainda um milho cozido quentinho.

Mas, afinal, quais são as diferenças entre esses dois produtos?

Será que somente o sabor os difere ou as propriedades nutricionais também são distintas? Qual dos dois é o melhor para a saúde?

Abaixo você confere as respostas para essas e outras dúvidas sobre manteiga e margarina para fazer a escolha certa na hora da refeição.

Manteiga

Paula Crook, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, explica que a manteiga é a nata do leite batida até se transformar numa emulsão cremosa. “Os componentes da manteiga são creme de leite e sal”, diz.

A nutricionista cita ainda as propriedades nutricionais da manteiga:

Valor energético (kcal) em 10 g: 74 kcal

Carboidratos: 0 g

Proteínas: 0 g

Gorduras totais: 8,3 g

Gorduras saturadas: 4,8 g

Gorduras trans: 0,2 g

Sódio: 90 mg

Sódio (na versão sem sal): 2 mg

Mas, a pergunta quer não quer calar: a manteiga é mesmo um produto prejudicial à saúde? Afinal, é o que muito se escuta por aí.

“Embora a manteiga seja rica em gordura saturada e colesterol, é um produto natural. Ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura”, destaca Paula.

A nutricionista explica que os estudos são controversos em relação ao aumento do colesterol. “Mas as evidências sugerem que o consumo moderado comparado ao consumo de margarina não levou ao aumento do LDL”, diz.

Assim, conclui Paula, a manteiga pode fazer parte da dieta de uma pessoa, desde que a quantidade consumida somada a outras fontes de gordura saturada (como a presente em carnes) não ultrapasse a quantidade recomendada desse tipo de gordura.

Margarina

As margarinas são óleos vegetais hidrogenados ou interesterificados para ficar na forma sólida, conforme explica Paula. “São gorduras criadas artificialmente”, diz.

Os componentes da margarina, de acordo com a nutricionista, são óleos vegetais líquidos e interesterificados; água; leite; soro de leite; sal; vitamina A; estabilizantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina de soja; conservadores: sorbato de potássio e benzoato de sódio; acidulante ácido cítrico; antioxidantes: BHT, TBHQ e EDTA; aroma e corantes.

Paula cita as propriedades nutricionais da margarina:

Valor energético (kcal) em 10 g: 72 kcal

Carboidratos: 0 g

Proteínas: 0 g

Gorduras totais: 8 g

Gorduras saturadas: 2,3 g

Gorduras trans: 0,2 g

Sódio: 60 mg

Sódio (na versão sem sal): 0 mg

Antigamente a manteiga era vista como vilã da dieta pelo seu teor de gordura saturada e colesterol. “Com isso, surgiram as margarinas feitas a partir da hidrogenação de óleos vegetais. Mas, com o tempo, descobriu-se que a gordura hidrogenada (trans) era mais maléfica para a saúde”, explica Paula.

Hoje em dia, destaca a nutricionista, a margarina e os cremes vegetais são obtidos através do processo de interesterificação. “Os estudos ainda são controversos em relação à saúde, mas evidências apontam que esse tipo de gordura também poderia piorar o perfil lipídico e ainda causar resistência à insulina”, diz.

As vantagens das margarinas são as presenças das vitaminas A, D, B2 e vitamina E. “Porém, alguns nutrientes têm como função a estabilidade oxidativa, garantindo a qualidade dos alimentos. Devido à sua ação antioxidante, a vitamina E e o beta caroteno (pró vitamina A) podem prevenir a oxidação das gorduras poli-insaturadas, impedindo a oxidação do próprio alimento. Ou seja, esses nutrientes são adicionados, não com a função de complementar a dieta da pessoa, mas para impedir que o alimento estrague rapidamente”, destaca a nutricionista Paula.

Manteiga x margarina: por qual optar?

Mas, afinal, qual produto escolher: margarina ou manteiga?

O assunto gera controvérsia, mas uma coisa é certa e todos os profissionais da área concordam: nem a margarina nem a manteiga devem ser consumidas em excesso.

Apenas 10g de manteiga possui 74 calorias e a mesma quantidade de margarina, 72 calorias. Mas, claro, este não é o único ponto a ser levado em consideração, mas fica também como um “alerta” para as pessoas que se preocupam com o seu peso e com a sua saúde.

Na opinião da nutricionista Paula, a manteiga é a melhor opção. “Pensando na questão da saúde, é melhor preferir o uso moderado de manteiga por ela ser um produto natural”, destaca.

Substitutos mais saudáveis

Paula Crook sugere substituir o consumo de manteiga e/ou margarina por azeite extravirgem, óleo de coco extravirgem e outros óleos de castanhas.

Confira essas e outras dicas para fazer substituições saudáveis e diminuir (ou excluir, se necessário) o consumo de manteiga e margarina:

Manteiga de coco: basta bater o coco até obter uma massa homogênea no processador ou ainda, utilizar o óleo de coco (coloque em forminhas de gelo e leve à geladeira para endurecer).

Manteiga de azeite extravirgem: coloque em forminhas de gelo e leve à geladeira para endurecer.

Manteiga de azeite extravirgem com ervas: misture ao azeite ervas como, por exemplo, salsinha, orégano, manjericão, alecrim e leve à geladeira para endurecer.

Pasta de amendoim (ou de outra oleaginosa): bata no processador para chegar na consistência de pasta.

Tahine: creme de gergelim que já é vendido pronto.

Gostou das dicas? Lembre-se então: consumir manteiga e/ou margarina somente com moderação, independentemente de qual dos produtos for o seu preferido!

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais