Cidadeverde.com

Secretário interino diz que não há previsão para chamar concursados

Imprimir
  • _MG_0070.jpg
  • _MG_0063.jpg
  • _MG_0051.jpg
  • _MG_0050.jpg
  • _MG_0049.jpg

O secretário estadual de Educação interino, Helder Jacobina, foi entrevistado na tarde desta sexta-feira (2) no Jornal do Piauí e falou sobre as primeiras providências da pasta que foi considerada situação de urgência administrativa pelo governador Wellington Dias. 

Jacobina ficará na pasta até que a deputada eleita Rejane Dias tome posse na Assembleia Legislativa, em seguida se afaste e assuma a Seduc.

“A deputada Rejane já me ligou várias vezes, disse que já conversou com o ministro Cid Gomes e uma das primeiras providências que vamos tomar será um plano orçamentário sobre a queda das matrículas para que possamos reabrir (as matrículas) e assim possamos calcular melhor o valor do Fundeb e injetar recursos”, descreve. 

O gestor afirma que em sua primeira análise foram constatadas dificuldades em várias áreas da Seduc, até mesmo a limpeza da sede, que será feita em mutirão na segunda-feira (5), e falta de material de expediente. “Esse S. O. S. decretado pelo governador tem como objetivo garantir o início do ano letivo. Temo também 308 obras, concluídas, suspensas e canceladas. As que foram concluídas não foram recebidas porque não foram pagas. Há ainda recursos do FNDE para vir, mas o sistema está há 120 dias sem ser alimentado e estes valores estão comprometidos”, elencou. 

Jacobina acrescenta que o slogan do novo governo Dilma “Brasil, Pátria Educadora”, também motivou a deputada Rejane Dias que tem como objetivo colocar o Piauí em destaque na educação nacional. “Os estados têm até junho para concluir o plano estadual de Educação; o Piauí está atrasado. Urge que o façamos. Precisamos também discutir com os municípios a fim de melhorar os índices de educação. A finalidade é manter uma média padronizada em todo o Piauí”, adiantou. 

O secretário interino diz ainda que a Seduc deverá ampliar os cursos superiores e de formação tecnológica em todo Estado em parcerias com a Uespi e através de mediação tecnológica.

Jacobina diz que ainda não há previsão para contratação de concursados pois ainda será avaliada a situação da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais