Cidadeverde.com

13 médicos se juntam para salvar vidas em crise de hospital e diretor faz desabafo

Imprimir

Em meio a crise financeira do Governo do Estado, 13 médicos – todos cirurgiões – fizeram trabalho voluntário para salvar vidas de crianças internadas no Hospital Infantil, único de referência no Piauí. O diretor do Hospital, Edinaldo Miranda, fez um desabafo em sua página do Facebook e agradeceu a atuação do grupo, devido à proibição de contratar novos profissionais.

Essa semana, o diretor registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da Criança e do Adolescente responsabilizando a Secretaria de Saúde e o governo do Estado por qualquer situação mais grave.

O mesmo grupo ajuizou mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça para obrigar o Estado a liberar recursos para as cirurgias de urgência no hospital. Cerca de 600 cirurgias foram comprometidas nos últimos três meses. 

"...Durante esse mês que se encerrou ontem inúmeras crianças não morreram porque os 11 cirurgiões Pediátricos do Estado que dão plantão, ao todo somos 13, mantiveram uma escala de voluntários para não deixar essas crianças sem atendimento médico..."

Com o título “Caso de polícia”, o médico Edinaldo Miranda faz o desabafo. Veja na integra: 


CASO DE POLÍCIA - ontem aconteceu um fato histórico na saúde pública do Piauí: um grupo de cirurgiões pediátricos, entre os quais me incluo, foi à delegacia da criança e adolescente registrar um boletim de ocorrência (BO) contra a secretaria de Estado da Saúde do Piauí e contra o Governo do Estado do Piauí e depois alguns deles foram ao Tribunal de Justiça solicitar Mandado de Segurança.

Nesse boletim os cirurgiões pediátricos registraram o descaso do governo do estado contra as crianças piauienses que precisam de uma cirurgia eletiva e de urgência, colocando-as sob risco de morte. As cirurgias eletivas pelo SUS estão canceladas pela Secretaria de Fazenda Do Estado desde agosto e as cirurgias de urgência desde o dia 1 de dezembro. Em outubro, após inúmeras tentativas de negociação, denunciamos o descaso à imprensa, ao Conselho Regional de Médica, ao Sindicato dos Médicos, à OAB do Piauí, à assembleia legislativa estadual, à câmara dos deputados federais e ao ministério público estadual. Para nosso espanto somente o MINISTÉRIO PÚBLICO e a ASSEMBLEIA LEGISLATIVA tentou fazer alguma coisa sem sucesso. Nada foi resolvido e em Dezembro tudo se agravou, com o descaso se estendendo às cirurgias de urgência. PASMEM: o governo que chega ao fim deixou as crianças do Piauí sem cirurgiões pediátricos para realizar cirurgias eletivas e de urgência, no HOSPITAL INFANTIL LUCIDIO PORTELA e na MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA.

Durante esse mês que se encerrou ontem inúmeras crianças não morreram porque os 11 cirurgiões Pediátricos do Estado que dão plantão, ao todo somos 13, mantiveram uma escala de voluntários para não deixar essas crianças sem atendimento médico. Para terem uma ideia, hoje, dia 01 de janeiro, dois "voluntários de corpo e alma", Dr. Eduardo Melo e Dr. Adriano Reis, além da anestesista Valdemira Teixeira e equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem, passaram o dia no Hospital Infantil Lucidio Portela operando uma criança que nasceu com problema grave no esôfago. A criança está bem, os responsáveis por essa situação também estão muito bem, ouvi dizer, pois passaram natal e ano novo brindando com champanhe francesa, whisk importado, etc e com os seus entes queridos gozando de plena saúde, enquanto as crianças morrem por falta de médicos e seus pais e demais familiares choram de dor e aflição e sofrem sem dinheiro sequer para comprar o pão nosso de cada dia!

Tenho sido muito criticado, pois dizem que como diretor do hospital não deveria denunciar a situação pela qual o mesmo passa, mas antes de estar diretor sou médico e ser humano e tenho um código de ética e um juramento para seguir, e a situação só foi denunciada após inúmeras tentativas de solucionar o problema obedecendo a hierarquia à qual sou submetido e devo obedecer. No entanto, ficar calado pensando apenas em "salvar" o meu cargo e o meu DAS enquanto vidas inocentes estão sendo ceifadas por incompetência de alguns, na minha opinião, seria um crime hediondo que peço a DEUS jamais cometer. Omissão e negligência, NEVER!!!!

Secretário acerta retorno dos serviços

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assumiu na manhã de hoje (02) a pasta já garantindo a volta dos serviços no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). Em consenso entre as partes, os serviços de cirurgias eletivas e de urgência, juntamente com os serviços de ambulatório e enfermaria, que estavam suspensos, serão retomados.
 
“Tivemos uma reunião muito produtiva com a direção do hospital e vamos retomar o atendimento, restabelecendo todos os serviços”, garantiu o secretário.
 
Ainda na agenda desta sexta, o secretário teve reunião com os superintendentes e diretores do órgão, onde foi solicitado maior empenho dos gestores, diante “da necessidade de respostas rápidas e eficientes para as demandas da saúde, que são urgentes”. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais