Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina vai implantar faixas exclusivas nas zonas Sul e Leste

Imprimir


Carlos Augusto Daniel Júnior, superintendente de Transportes e Trânsito (Foto: Reprodução/TV Cidade Verde)

A Prefeitura de Teresina implantará no mês de janeiro faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Presidente Kennedy. O objetivo da administração municipal é proporcionar maior agilidade na circulação do transporte coletivo. A nova sinalização ainda não tem data para começar a funcionar.

Para que as novas faixas exclusivas entrem em funcionamento ainda em janeiro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) deu início ao processo de sinalização e delimitação.

De acordo com o Diretor de Trânsito e Sistema Viário, José Falcão, a implantação das novas faixas tem como meta oferecer para a cidade a estrutura viária necessária para receber o novo sistema de transporte público. “Estamos preparando as vias para receber o novo sistema. As faixas vêm para ajudar na agilidade desse transporte e, com isso, oferecer para os usuários um melhor serviço”, explicou.

Além dos ônibus, o táxis transportando passageiros também poderão circular nas faixas exclusivas, segundo esclarece José Falcão. “Devemos lembrar que a lei que trata da mobilidade urbana cita que o serviço de transporte público coletivo deve ter prioridade sobre o transporte individual motorizado. Portanto, as ações estão sendo realizadas seguindo a legislação, sempre priorizando os transporte coletivo que beneficia um maior número de pessoas”.

A Strans lembra que é proibido parar e estacionar nas faixas exclusivas. "Para que a gente consiga implantar as faixas com sucesso, precisamos que os condutores nos ajudem respeitando a sinalização de proibido parar e estacionar. No início, estaremos com os nossos agentes de trânsito fazendo um trabalho educativo nas vias, mas depois de alguns dias os condutores que desrespeitarem a sinalização serão autuados”, disse José Falcão.

A implantação das novas faixas exclusivas faz parte de um plano de transporte iniciado pela Strans em 2011, quando a primeira começou a funcionar na avenida Frei Serafim. No fim de 2014, foi a vez das ruas Coelho de Resende e Desembargador Pires de Castro serem beneficiadas com a medida. Juntas, as três somam mais de seis quilômetros.

Tráfego de carros de passeio será permitido

De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Augusto Daniel Júnior, em alguns horários do dia será permitido o tráfego de carros de passeio nas faixas exclusivas que serão implantadas nas avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Presidente Kennedy. No Notícia da Manhã desta segunda-feira (5), ele salientou, entretanto, que nos horários de pico a preferência será sempre dos ônibus. "Os carros pequenos podem pegar rotas alternativas".

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais