Cidadeverde.com

Após parada cardíaca, Genu Moraes morre aos 87 anos em Teresina

Imprimir
  • genu10.jpg Genu Moraes recebeu a Revista Cidade Verde em sua casa e abriu seu arquivo pessoal. A reportagem foi publicada em junho de 2014.
    Foto: Raoni Barbosa/Cidade Verde
  • genu11.jpg Registro de Genu Moraes em junho de 2014 para a Revista Cidade Verde
    Foto: Raoni Barbosa/Cidade Verde
  • Genu_Moraes_Casamento_750.jpg Genu Moraes se casa com Antonio Moraes Correia
    Arquivo Pessoal
  • genu9.jpg Genu Moraes na varanda de casa, durante a procissão do Senhor Morto, em abril de 2014
    Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • genu8.jpg Registro de dona Genu em abril de 2014, durante a procissão do Senhor Morto
    Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • genu7.jpg Genu com o primeiro filho, Josias, e o pai, o ex-governador Eurípedes de Aguiar
    Foto: Arquivo Pessoal
  • genu6.jpg Registro de agosto de 1947, quando Genu Moraes se casou com o empresário Antônio Moraes
    Foto: Arquivo Pessoal
  • genu5.jpg Genu Moraes em sua juventude, na praça Pedro II, Centro de Teresina
    Foto: Arquivo Pessoal
  • genu4.jpg Presenteada pelo pai aos 18 anos, Genu foi a primeira mulher a dirigir um carro no Piauí
    Foto: Arquivo Pessoal
  • genu3.jpg Genu Moraes vestida de boneca para participar de festa no Clube dos Diários
    Foto: Arquivo Pessoal
  • genu1.jpg Registro familiar de Genu com a irmã Lídia, 10 anos mais nova
    Foto: Arquivo Pessoal

Morreu na manhã desta quarta-feira (7), em Teresina, aos 87 anos, Maria Genovefa de Aguiar Moraes, mais conhecida como Genu Moraes. Importante personalidade da política e da sociedade piauiense, ela veio a óbito após sofrer uma parada cardíaca no Hospital de Terapia Intensiva (HTI). A informação foi confirmada pelo filho Jozias Benedicto. A sobrinha Ana Berenice Aguiar informou, às 12h10, que o velório será realizado no casarão onde Genu Moraes morava, na Avenida Antonino Freire, no Centro de Teresina, próximo ao Palácio de Karnak.

Genu Moraes estava internada após sofrer uma intoxicação alimentar. Ela foi hospitalizada no Hospital São Paulo no dia 24 de dezembro, com rim e pulmão comprometidos e estado de saúde bastante delicado. Por causa da situação da mãe, os filhos Jozias, Lúcia e Lydia viajaram a Teresina, onde acompanharam de perto a tentativa de recuperação e pediram uma corrente de orações para aqueles que a admiravam. No último domingo (4), ele teve complicações e foi transferida para o HTI, onde faleceu às 6h40 por insuficiência cardíaca.

Filha do ex-governador Eurípedes de Aguiar (1916-1920), Genu Moraes completaria 88 anos no dia 15 de fevereiro. "Ela foi uma mãe alegre e maravilhosa, que amava os filhos e o Piauí. O legado que eu tenho dela é dela viva", comentou o escritor e economista Jozias Bendicto. "A morte dela é uma perda não só para nós, mas para todo o Piauí. Ela era o elo que unia os filhos e a família. Lembro da última vez que a vi. Eu disse 'Minha mãezinha' e ela respondeu 'Filha querida, minha linda'. Está sendo muito difícil", completou a administadora Lúcia Jennings.

Na infância e adolescência em Teresina, estudou no Colégio das Irmãs, Grupo Escolar Barão de Gurguéia, Anteneu Piauiense e Liceu Piauiense, onde foi eleita Princesa dos Estudantes. Em seguida, se mudou para Belo Horizonte (MG).

Extrovertida, Genu Moraes se assumia como namoradeira. Outro orgulho dela foi o fato de, aos 18 anos, ter ganho do pai um carro importado – ela foi a primeira mulher a ter carteira de motorista no Piauí. Na década de 1940, ainda em Belo Horizonte, tomou gosto pela política. Anos mais tarde, já casada com Antonio Moraes Correa e morando em São Luís (MA), encontrou outra paixão: o jornalismo.

Na capital maranhense, tornou-se vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas em meados da década de 1960. Com o assassinato de Otelino Novalves, assumiu a presidência e foi a primeira mulher a conseguir esse feito no país.

Dividindo-se entre a política e o jornalismo, foi eleita vereadora de São Luís com votação recorde para a época. Nessa época, estreitou relações com o então governador José Sarney, a cantora iniciante Alcione e a jornalista Elvira Raulino.

No início da década de 1980, ficou viúva após o marido sofrer um AVC. Cogitou se mudar para o Rio de Janeiro, onde já estavam os filhos Josias, Lúcia e Lídia, mas resolveu retornar a Teresina. Em 1987, a convite do governador Alberto Silva, assumiu a chefia do cerimonial do Palácio de Karnak. Ela exerceu o cargo também a partir de 1995, quando Mão Santa administrou o Estado. 

Nota de pesar

Após tomar conhecimento da morte de Genu Moraes, o governador Wellington Dias (PT) lamentou a perda em nota de pesar divulgada pela Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom). “Ela foi uma mulher revolucionária para a geração dela e no Piauí ganhou muita admiração pela sua capacidade de trabalho. Independente de partido sempre teve um ótimo relacionamento com todos. Quero externar meus sentimentos”, comentou.

Confira a nota na íntegra:

"O Governo do Estado do Piauí manifesta seu mais profundo pesar pela morte de uma das mais queridas personalidades do estado, Genu Moraes, que estava internada desde o final do ano passado devido um quadro de infecção.

O governador Wellington Dias lamenta profundamente tão irreparável perda e manifesta condolências aos familiares e amigos. “Ela foi uma mulher revolucionária para a geração dela e no Piauí ganhou muita admiração pela sua capacidade de trabalho. Independente de partido sempre teve um ótimo relacionamento com todos. Quero externar meus sentimentos”, concluiu.

Genu Moraes é filha de Eurípides Clementino de Aguiar, que governou o Piauí de 1916 a 1920, e Maria da Graça Falcão Lopes Aguiar. Destacou-se pelo auxílio ao pai nas caminhadas políticas pelo estado, sendo destaque na vida política piauiense. Foi chefe do Cerimonial do Palácio de Karnak, quando eram governadores Alberto Silva e Mão Santa. Também fazia parte da Academia Piauiense de Ciências".

 

Flávio Meireles e Yala Sena

[email protected]


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais