Cidadeverde.com

Economista orienta servidores programarem despesas para evitar endividamento

Imprimir

Com a Tabela de Pagamentos de 2015 em mãos, é hora do servidor municipal programar suas despesas ao longo do ano. Ciente do dia em que sua remuneração deve ser creditada em conta, o funcionário público pode, por exemplo, reprogramar as datas de vencimento dos seus cartões de créditos e de outras contas para não pagar juros desnecessários.

"Boa parte das famílias não planejam suas despesas para os meses subsequentes e só sabem o quanto estão devendo quando recebem o contracheque com os descontos em folha ou quando chega a fatura do cartão de crédito", pondera Vinicíus Queiroz, economista da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

Segundo o especialista, o servidor deve ter muito cuidado com o uso do cartão de crédito, pois ele cria uma sentimento de falsa riqueza.  "O ideal seria possuir apenas um cartão de crédito, pois facilita o controle. A posse de um ou mais cartões garante um limite de compra (a falsa riqueza) que supera o rendimento mensal em várias vezes. E isso pode levar o funcionário público ao endividamento", completa.

Outro fator que pode complicar o cumprimento das obrigações financeiras do servidor são as facilidades de crédito oferecidas pelos bancos. "As instituições financeiras buscam emprestar, ao máximo, dinheiro ao servidor público, dado que ele tem a prerrogativa de utilizar os descontos diretos na folha de pagamento, sendo um meio eficiente de retorno do dinheiro emprestado.  Para atingir o objetivo, vários produtos são colocados à disposição do servidor, como crédito consignado, limite de cheque especial, crédito direto ao consumidor, cartão de crédito, entre outros", explica.

Clique aqui e veja a tabela de pagamento da prefeitura para 2015.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais