Cidadeverde.com

OAB discute situação dos presídios do Piauí com novo secretário de Justiça

Imprimir

Fotos: Wilson Filho/Cidade Verde

Em reunião nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) discutiram a situação dos presídios do Estado. A entidade apresentou sugestões para que o órgão estadual diminua a superlotação das unidades prisionais. O secretário Daniel Oliveira recebeu representantes da Ordem para tratar do assunto. 

"Sem dúvida alguma é o principal problema, porque nós temos inúmeras unidades prisionais, mas praticamente todas estão superlotadas", disse Eduarda Miranda, vice-presidente da OAB-PI, em entrevista no estúdio do Jornal Cidade Verde. 

Eduarda Miranda lembrou que a OAB fez visitas sistemáticas aos presídios e entregou, no ano passado, um relatório ao Governo do Estado e Ministério da Justiça. Além da superlotação, o atraso na conclusão do presídio em Altos (PI) foi lembrado. "Sem dúvida alguma poderá albergar cerca de 150 presos", pontuou. Outra obra parada em Campo Maior foi apontada como importante para redistribuir a população carcerária.

"Nós estamos contando com a boa vontade do novo secretário. É possível concluir a unidade em Altos. (...) Nós temos que redistribuir os presos. É uma questão de emergência", acrescentou Eduarda Miranda. 

A função do poder Judiciário foi outro ponto citado pela vice-presidente da OAB. Eduarda Miranda reconhece o grande número de processos a serem julgados.

Para a OAB, a união entre os órgãos e entidades envolvidos é fundamental para resolver os problemas. "A palavra de ordem é integração", concluiu a advogada.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais