Cidadeverde.com

Estudante citou hino do Flamengo no Enem em homenagem a time

Imprimir

Estudante afirma que a inserção do hino do Flamengo não estava fora de contexto. Foto: Francisco Elias / Arquivo pessoal

O estudante Francisco Elias da Silva, de Ipanguaçu (RN), colocou o hino do Flamengo na redação do Enem 2014 e conseguiu tirar 660 pontos. O candidato afirma que sua intenção desde o início era homenagear seu time do coração e, ao mesmo tempo, testar os critérios de avaliação da prova. Foi a terceira vez que Francisco prestou o exame. Segundo ele, alguns ajustes devem ser feitos, já que em sua avaliação, em 2013 fez uma redação melhor e teve pontuação mais baixa.

— É muito importante modificar o critério de correção do Enem. Já fiz redações melhores, dominando a norma culta da língua, e tirei nota inferior. Como em 2013, quando tirei 560 pontos — analisa.

Além disso, o estudante comenta que se fosse avaliar sua última redação, não daria mais que 500 pontos. No entanto afirma que a inserção do hino do Flamengo não estava fora de contexto.

— Achei uma brecha dentro do tema e da minha argumentação para colocar parte do hino. Sou do Rio Grande do Norte e passei a torcer para um time do Rio de Janeiro, muito pela influência da televisão quando era criança — contextualiza.

O trecho da redação do estudante que cita o hino do clube diz:

"A influência do que a criança aprende é tão grande, que eu me lembro de um hino que ouvi, passando na Tv e canto ele até hoje, letra por letra. Diz assim: uma vez Flamengo, sempre Flamengo, Flamengo sempre eu ei de ser, é meu maior prazer vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar, vencer vencer vencer, uma vez flamengo, flamengo até morrer!"

Tela de consulta do Enem com o trecho da redação que cita o hino do Flamengo. Foto: Francisco Elias / Arquivo pessoal

Francisco tem 26 anos e cursa licenciatura em Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Diz que não pretende usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Sua intenção é terminar o curso que começou ano passado.

 

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais