Cidadeverde.com

Notícia da Manhã estréia série e fala sobre parto humanizado

O Notícia da Manhã exibiu nesta quarta(21) a primeira reportagem da série Gravidez e Saúde, que mostrou a importância do parto humanizado. No Piauí, o número de cesáreas ainda é maior que o de partos normais, uma realidade encarada por autoridades em saúde como um desafio a ser vencido.

A reportagem entrevistou algumas mulheres que optaram pelo parto normal e não se arrependeram. A jovem Maria de Fátima é um exemplo. No início da gravidez queria realizar cesárea, mas depois que se informou sobre o parto humanizado, optou por ele. "Passei dor, mas valeu a pena, depois a recuperação é ótima", disse.

Maria de Fátima deu à luz na Maternidade do bairro Promorar, zona Sul de Teresina. O hospital mantém um índice elevado de partos normais. Em 2014, dos 1.823 partos realizados na maternidade, 1.605 foram normais. Esses números estão na contramão dos dados registrados pela Secretaria de Saúde do Piauí, que aponta 43.648 nascimentos registrados no Estado em 2014, sendo 23.199 através de cesarianas.

O Ministério da Saúde quer estimular o parto normal e vem adotando medidas para pressionar as operadoras de planos de saúde a fiscalizar hospitais particulares e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos. O índice de nascimento por cirurgia realizado via plano de saúde é muito alto no Brasil, chega a 84,6 por cento do tortal. Bem longe do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15 por cento.

Assista na íntegra a primeira reportagem da série Gravidez e Saúde exibida no Notícia da Manha!

Na segunda reportagem da série, que será exibida nesta quinta(22) no Notícia da Manhã, o repórter Egídio Brito e o cinegrafista Sandoval Santiago vão mostrar dicas de alimentação saudável durante a gestação e de exercícios de concentração e relaxamento que ajudam na hora do parto.


Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais