Cidadeverde.com

Cientistas garantem que desaparecimento da Lagoa do Portinho é irreversível

Imprimir
  • lagoap7.jpg Antes: Aureliano Müller/Setur // Depois: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
  • lagoap6.jpg Raoni Barbosa / Revista Cidade Verde
  • lagoap5.jpg Arlinda Monteiro / Revista Cidade Verde
  • lagoap4.jpg Arlinda Monteiro / Revista Cidade Verde
  • lagoap3.jpg Raoni Barbosa / Revista Cidade Verde
  • lagoap2.jpg Arlinda Monteiro / Revista Cidade Verde
  • lagoap1.jpg Arlinda Monteiro / Revista Cidade Verde

Problemas climáticos, movimentação das dunas ou resposta da natureza ao represamento criminoso das águas? Qual será o motivo que levou ao quase desaparecimento da Lagoa do Portinho? Essa é a matéria de capa da edição 103 da Revista Cidade Verde, que já está nas bancas.

A reportagem ouviu autoridades científicas e políticas sobre o desastre, que, já vinha sendo discutido há anos - desde 2010 a lagoa não registra seu nível normal de água, mas secou 90% de sua capacidade em apenas três meses. Biólogos acreditam que a situação é irreversível, mesmo que haja um intenso período chuvoso.

Nos últimos três anos, os rios Portinho e Marruás, que despejavam água na lagoa, não têm água correndo em seu leito. O Portinho ainda não secou devido ao movimento das marés, mas não consegue sangrar em direção à lagoa por causa da obstrução das dunas. Além disso, o último período chuvoso que garantiu água para a Lagoa do Portinho foi em 2009.

Ambientalistas atribuem o desastre à existência de poços clandestinos, barramentos e inércia das autoridades, aliado à escassez de chuvas e ao avanço das dunas.

Outras reportagens

O leitor da Revista Cidade Verde confere também na edição 103 uma matéria especial sobre os concursos públicos previstos para 2015, que juntos oferecem quase 30 mil vagas. A polêmica em torno da conclusão da obra do aeroporto de São Raimundo Nonato também é discutida, assim como os cortes do governo para equilibrar as contas do Estado.

Há ainda uma matéria sobre a data 24 de janeiro - um marco da independência do Piauí, e também uma reportagem para inspirar os corações apaixonados para o Corso 2015. E por falar em Carnaval, a RCV traz dicas de como preparar o corpo para a folia do Momo. Para quem gosta de esporte, a matéria de Severino Filho é sobre a Copa Nordeste, que se inicia em 3 de fevereiro. 

Nas Páginas Verdes, a entrevista é com a presidente regional do PT, Regina Sousa, que já foi quebradeira de coco e agora é senadora. No perfil de Péricles Mendel, quem responde às perguntas é o personal trainer George Guimarães.

 

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais