Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre pancreatite no quadro Saúde

Imprimir

O quadro Saúde do Notícia da Manhã, desta terça(27), falou sobre pancreatite e recebeu no estúdio o médico gastroenterologista Lucídio Balduíno.

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, que  prejudica as funções do órgão. Ela pode aparecer de
forma aguda ou crônica."O pâncreas é um órgão escondido e não costuma dar problemas, mas quando dar, geralmente são sérios", disse o médico.

Os sintomas são: dor abdominal, náusea, vômitos, febre e ritmo cardiaco acelerado. Mas segundo o doutor, o principal sinal é uma dor na parte superior do abdômen, que irradia para as coisas. "Se sentir essa dor, procure imediatamente um hospital", alertou.

Para prevenir a pancreatite o doutor Lucídio Balduino foi enfático em dizer; "Beba[álcool] moderadamente e se tiver pedra na vesícula, faça cirurgia para sua retirada". O médico afirmou que as pedras podem se deslocar e afetar o pâncreas.

Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos também ajudam a evitar a pancreatite, cujo diagnóstico é feito através de exame de sangue.

A pancreatite aguda, de forma leve, tem cura e a de forma grave, pode ser fatal. Já os pacientes com pancreatite crônica podem sobreviver com o uso de medicamentos que mantém as funções do órgão.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre pancreatite no Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais