Cidadeverde.com

Cinéas Santos entrevista idealizadora de projeto que leva arte para as ruas

Imprimir
  • ocup_6.jpg arquivo
  • ocup_5.jpg arquivo
  • ocup_4.jpg arquivo
  • ocup_3.jpg arquivo
  • ocup_2.jpg arquivo
  • ocup_1.jpg arquivo

Neste sábado(31), Cinéas Santos entrevistou no quadro Conversa na Calçada do Feito em Casa, a artista visual Lurebordosa, idealizadora e coordenadora do projeto Ocuparte, que leva exposição de arte e oficinas para espaços públicos de Teresina.

O projeto foi criado no início de 2014 e a primeira ocupação aconteceu na rua Firmino Pires, mais conhecida como rua dos pássaros, no centro. No local, vários artistas fizeram instalações utilizando gaiolas, com enfoque na temática "Fora da gaiola, voa?".

E esse é um dos objetivos do projeto. Segundo Lurebordosa, a intenção é promover ocupações temáticas."No Poty Velho, por exemplo, por conta do ícone do Cabeça de cuia, levamos o tema da violência doméstica e do machismo", disse.

Lurebordosa ainda destacou na entrevista o crescimento do projeto, que agora se transformou num coletivo e reúne não só artistas, mas também multiprofissionais.  

Outro ponto ressaltado pela artista foi a doação das obras de arte para as pessoas."Tudo que tem na rua é para ser adotado, para quem quiser. Promovemos o 'adote uma arte' no local", explicou.

Todas essas ações do Ocuparte ficarão registradas em um livro, que deve ser lançado, ainda no primeiro semestre de 2015, em parceria com a UFPI. Será uma espécie de memorial descritivo do projeto.

Também vem sendo produzido um pequeno documentário mostrando uma das ocupações feitas ano passado, que, segundo Lurebordosa, foi "a mais incrível" da história do projeto. Trata-se do Ocuparte no trem do metrô de Teresina, onde a cada estação, desde a primeira, entravam artistas para intervenções teatrais, declamação de poesia e outras manifestações. "No início houve um estranhamento das pessoas, mas logo começaram a interagir e muitos queriam saber mais do projeto e passaram a registrar imagens", descreveu.

Ao final da entrevista, Cinéas Santos elogiou a iniciativa e enfatizou que o projeto mostra um compromisso com a nossa cidade, que para ele, é carente de cultura. "Só nos resta aplaudir e louvar o trabalho de vocês", disse o apresentador.

Curta a página do Ocuparte no facebook :https://www.facebook.com/OcupARTHE?fref=ts

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais