Cidadeverde.com

Deputados federais do Piauí assumem mandato neste domingo

Os dez deputados federais do Piauí eleitos em 2014 vão assumir o mandato neste domingo, 1º de fevereiro. Entre os nomes, velhos conhecidos da politica piauiense e poucos novatos. Na ala de veteranos, Atila Lira (PSB), Assis Carvalho (PT), Iracema Portela (PP), Paes Landim (PTB), Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (PMDB). 


Fábio Abreu será secretário de Segurança

Os novatos na bancada piauiense ficam por conta de Fábio Abreu (PTB), Rejane Dias (PT) e Rodrigo Martins (PSB). Este último renunciou ao cargo de vereador em Teresina.

Outra novidade é o retorno do ex-senador Heráclito Fortes (PSB) ao Congresso Nacional. Desde que perdeu a eleição em 2010 para o Senado, Fortes estava sem mandato. Neste intervalo de tempo trocou o DEM pelo PSB. O parlamentar volta à Câmara Federal onde esteve pela primeira vez em 1978.

Secretários

Dos deputados federais que assumem neste domingo, dois serão secretários estaduais. Fábio Abreu vai assumir a Secretaria de Segurança e Rejane Dias será secretária de educação. Com a saída de Rejane, o suplente da coligação, Merlong Solano, assume a vaga, mas como já é secretário de Wellington Dias, a cadeira vai ficar mesmo para José Maia Filho, o Mainha (SD). O jornalista Silas Freire assumirá a cadeira de Fábio Abreu. A posse está prevista para às 9h.

Mesa Diretora

Após a posse dos parlamentares, a Câmara Federal elegerá os novos membros da Mesa Diretora da Casa. Até agora, quatro deputados estão na disputa: Arlindo Chinaglia (PT-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e Júlio Delgado (PSB-MG).


Heráclito volta à Câmara Federal neste domingo

Na hora do voto, a bancada piauiense se divide por blocos. Heráclito, Rodrigo Martins e Atila Lira devem apoiar Júlio Delgado. Rejane Dias e Assis Carvalho apostam na eleição de Arlindo Chinaglia, que inclusive esteve no Piauí pedindo apoio dos deputados. O petista deve ainda levar os votos de Júlio César. O PTB de Fábio Abreu e Paes Landim apoia Eduardo Cunha. A dúvida ainda é o PP.

Hérlon Moraes 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais