Cidadeverde.com

Partidos têm dez dias para escolher membros de comissões na Alepi

Imprimir

Na primeira sessão pra valer da 18ª Legislatura Estadual, o presidente reeleito da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (PMDB), pediu  aos líderes partidários que se reúnam nos próximos dias para tratar sobre a formação das comissões técnicas da Alepi. 


Foto: Alepi

No total, oito comissões funcionam no Legislativo, são elas: Administração Pública e Política Social, Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente, Defesa dos Direitos da Mulher, Direitos Humanos e Juventude, Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação, Infraestrutura e Política Econômica e Segurança Pública e Constituição e Justiça. Esta última a mais importante e disputada da Casa.

Themístocles Filho ressaltou que os partidos deverão cumprir o prazo de dez dias após a instalação do ano legislativo para a constituição das comissões previsto no Regimento Interno da Casa.
 
“Estamos preparando, matematicamente, um trabalho mostrando o que cada partido tem direito no que se refere a formação das comissões e vamos distribuí-lo com todos os deputados”, acrescentou Themístocles Filho.
 
O deputado Marden Menezes (PSDB), primeiro vice-presidente da Assembleia, fez um apelo no sentido de que as comissões sejam formadas antes do carnaval, enquanto o deputado Evaldo Gomes (PTC) declarou que foi oficializada a formação pelo PTC, PRB e PR de um bloco partidário. 

Discurso

Durante a sessão, Themístocles leu um discurso de agradecimento pela sua reeleição para presidente da Casa. Leia na íntegra:

Excelentíssimos senhores Deputados e senhoras Deputadas Estaduais
Ilustríssimos telespectadores da TV ASSEMBLÉIA e ouvintes da Rádio Assembleia.
 
Estamos dando início a mais uma legislatura neste poder. Esta é a 18ª legislatura, que vai até o dia 31 de Janeiro de 2019. Minhas primeiras palavras têm o tom do agradecimento. Vivemos, nos últimos 30 dias, um período intenso, de muito diálogo, numa disputa saudável, com o deputado Fábio Novo para composição da nova mesa diretora desta casa. No último domingo, pela vontade da maioria dos senhores deputados e deputadas fomos reconduzidos a presidência.
 
Agradeço imensamente a todos os deputados pela confiança em mim depositada, registrando, de maneira especial, minha gratidão àqueles que, de forma espontânea assumiram posicionamento firme em defesa de nossa candidatura.

Destaco a valiosa colaboração e apoio aguerrido dos deputados Robert Rios, Marden Meneses e João Madison. A bem da justiça, não posso deixar de registrar a valiosa colaboração do ex-deputados do PMDB, Kleber Eulálio, Warton Santos e Mauro Tapety, que estiveram oferecendo o seu incondicional apoio durante todo o processo da eleição.
 
Registro também a valiosa participação dos jovens Deputados Severo Eulálio e Pablo Santos, que não exitaram em mostrar o seu ostensivo apoio à nossa candidatura. Da parte do PSB, cumpre-me consignar meu agradecimento, destacando a manifestação de apoio do meu amigo Deputado Wilson Brandão, que em certos momentos saiu do seu posicionamento discreto para manifestar o seu entusiasmo em favor da nossa chapa.
 
No PSD, destaco a valiosa participação do Deputado Edson Ferreira e a entusiasmada manifestação do ex-Deputado Antônio Félix.
 
Ressalto, também, não menos importante apoio de outros colegas deputados, que mesmo de forma discreta, estiveram desde a primeira hora, conosco, nessa empreitada.
Soube compreender o modo de ser, o estilo de cada um e, mais que isso: soube captar a segurança e a valiosa contribuição que cada um me ofereceu.
 
Agora, passada a eleição, respeitada a vontade da maioria, como manda a democracia, nosso foco, daqui por diante, será, como sempre foi, os interesses maiores do Piauí. Eleição é página virada.
 
Não posso negar que ficam os aprendizados, que nos servirão de balizamento para os dias que virão.
 
Toda eleição deixa uma lição.
 
A democracia responde a tudo. Eu, que já vi o exército entrar na casa dos meus pais, que teve seu mandato popular cassado pela ditadura e sua vida devassada, jamais temeria uma disputa honrosa, onde só se sabe quem ganha, depois que as urnas se abrem. Mais que isso: nenhuma vitória verdadeira, vem sem luta.
 
Pois bem: 
É o Piauí que importa.
 
Doravante vamos nos unir em torno de projetos, ideias e atitudes que possam tirar o nosso Estado da situação de dificuldades em que ele se encontra.
Tenho dito que não dá pra conceber que o Piauí não tem, por exemplo, energia de qualidade, capaz de receber uma indústria de médio ou grande porte.
 
Como podemos pensar em desenvolvimento, sem energia?
Sou um defensor intransigente de mais e melhores rodovias. A minha luta pela BR 222 continua. Não é uma vaidade. É uma necessidade.
 
A BR 222, tem 1.800 quilômetros de extensão, interligando o Ceará,o Piauí, Maranhão e Pará,  dos quais apenas 144 quilômetros não estão concluídos e são trechos, justamente, no Estado do Piauí.
 
Como podemos pensar e querer a conclusão de um porto em nosso litoral, se não há linha férrea para escoamento de cargas?
 
Como podemos pensar em produzir mais e melhor se ainda somos tão dependentes de chuva?
 
Porque as modernas técnicas de cultivo estão por todo o Brasil e aqui ainda somos vítimas da chamada “seca verde?
 
Esse fenômeno natural cujos efeitos são algumas vezes devastadores, abalam mais fortemente a região norte do Estado, onde as chuvas são mais escassas ainda.
 
Precisamos encontrar caminhos de convivência com essa irregularidade de chuvas. E isso só será possível com investimento em tecnologia.
 
Não dá pra conceber, nem aceitar que nossa capital seja a única do nordeste que não tem suas entradas duplicadas, quando aqui, bem perto, cidades menores, já desfrutam desse benefício.
 
Na área da saúde, temos que encontrar, de uma vez por todas, a solução para a resolutividade dos problemas de média complexidade nos polos regionais. Isso é possível, e posso citar como exemplo o Hospital de Esperantina onde, conseguimos deixar funcionando com cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia e muitas outras especialidades. Se foi possível em Esperantina, é possível em todo o Piauí.
 
Essas são conquistas que, unidos, (somente unidos) podemos alcançar.
Sei que cada colega deputado tem essas mesmas preocupações que cito aqui e que ainda enfrenta os desafios dos problemas de suas regiões, que não são poucos.
 
Ontem eu recebi ligação do Vice-presidente Michel Temer, que é meu amigo pessoal e Presidente do meu partido, o PMDB, e aproveitei, de pronto, para dizer a ele que quero ser recebido nos próximos dias, por ele, para tratar de todos esses assuntos. Levarei comigo, o senador Elmano Férrer, que já se dispõe a nos ajudar nessas causas.
 
Ontem também, recebi em meu gabinete, o governador Wellington Dias, onde tratamos justamente sobre alguns desses temas. Vamos seguir dialogando, na busca de soluções.
 
O Piauí, com seu povo trabalhador, que nos elege e nos transfere a responsabilidade de defendê-lo, aguarda por nós. Espera de nós muito mais e nós podemos fazer muito mais, desde que estejamos unidos.
 
Esta casa está sintonizada com os anseios populares e, de forma independente, mas responsável fará a sua parte para ajudar o nosso Piauí.
 
Assumo um compromisso com os colegas deputados, de lutar, de forma incansável, pela liberação integral das emendas parlamentares, que já são impositivas, mas que carecem de uma maior cobrança ao executivo, para que sejam liberadas.
 
As emendas são um forte instrumento que o deputado dispõe para a realização de pequenas obras de interesse das comunidades e para implementação de ações de cunho social da maior relevância.
Como exemplo, peço permissão para citar o projeto da AMARE, uma associação que cuida de mais de 400 crianças carentes em Esperantina. A AMARE,  que por anos foi sustentada por entidades alemãs, hoje já conta com o aporte de recursos oriundos de emendas de minha autoria.
 
É um recurso que cumpre a sua finalidade e promove o bem social comum. São 350 mil reais, por ano.
 
Da mesma forma, tenho certeza, muitos outros benefícios chegam aos piauienses através das emendas de todos os deputados.
 
Como Presidente desta casa, ao lado de toda a mesa diretora e do conjunto dos deputados, assumo o compromisso de promover novos e importantes avanços, que permitam que a Assembleia Legislativa esteja, cada vez, mais sintonizada com os interesses maiores da população.
 
A TV Assembleia, um instrumento que mudou a forma como a população enxerga o parlamento, fruto de uma luta incansável, inicialmente solitária, mas que depois foi abraçada por todos os deputados e deputadas, vai dar novos passos ainda este ano. Vamos passar a transmitir o seu sinal em formato digital, FULL HD, o que será mais um atrativo ao telespectador, e mais um passo de aproximação dos parlamentares com o seu eleitor. Mais cidades também receberão o nosso sinal, via satélite.
 
Junto a ela, a rádio Assembleia, que ganhará mais amplitude em seu sinal e chegará aos municípios mais distantes.
 
Não será diferente a nossa atenção as novas tendências de comunicação e interatividade, que passam pela internet.
 
Registro aqui que nossa assembleia implantou e já está funcionando um sistema eletrônico de gerenciamento do processo legislativo igual ao que também funciona na Câmara Federal. Ele passará por mais aperfeiçoamento e atenderá, ainda com mais eficiência, os parlamentares e suas assessorias.
 
Eu disse, por várias vezes, que a Assembleia se tornaria, com o passar dos anos, com intervenções que faríamos, num dos melhores lugares para se trabalhar, no Piauí. Isso está se concretizando.
 
O investimento em pessoal (equipe de trabalho) tem sido uma marca importante em nossa gestão.
 
Criamos e instalamos a Escola do Legislativo Piauiense. Em seguida avançamos na busca de parcerias com instituições de ensino superior e pesquisa, visando a qualificação do corpo de servidores desta casa, dos deputados e suas assessorias. Tudo com a finalidade de oferecer um serviço de elevada qualidade no que se refere à atividade legislativa.
 
Como exemplo e fruto dessas parcerias, cito os mais de 40 servidores que iniciaram e já concluíram o curso de bacharelado em administração pública, através de convenio com a Universidade Federal do Piauí.
 
Mais de 20 turmas de pós-graduação já foram oferecidas, nos últimos anos e a comunidade também teve acesso a esses benefícios. Está aí mais um elo forte de ligação entre este poder e o povo.
 
Destaco também uma iniciativa nossa que levou à comunidade do Grande Dirceu um Campus avançado do Instituto Federal do Piauí. De um prédio abandonado, transformamos no Complexo Cultural do Grande Dirceu, levando dignidade a milhares de pessoas. Como se isso não bastasse, fomos adiante e apresentamos um projeto de lei, que foi aprovado por esta Casa, que autorizou a doação do imóvel ao IFPI, para implantação do Campus daquele Instituto.
 
Hoje, autorizado pelo MEC, já em funcionamento, oferece cursos de extensão a comunidade do Grande Dirceu e em breve oferecerá cursos superiores de qualidade nas diversas aéreas do conhecimento, disponibilizando à população  a oportunidade de uma formação profissional e consequentemente a melhoria na qualidade de vida.
 
Ainda no que tange a valorização de servidor, destaco que promovemos o maior aumento já concedido ao servidor efetivo, dos últimos anos. Um projeto de nossa autoria, acatado e aprovado por este plenário.
 
Nosso trabalho vai continuar.
 
Novas conquistas estão por vir.
 
Eu tenho fé em Deus e acredito na humanidade.
Entendo política como instrumento de mudança, para melhorar a vida das pessoas.
Tenho dito e repito: minha felicidade não está só em mim. Eu também fico feliz com a felicidade dos outros. Portanto, faço de minha vida e da minha atividade pública uma ferramenta para levar soluções aos problemas que afligem as pessoas.
 
Todos sabem que eu passei 12 dias “fora do mundo”, quando tive um AVC. Depois dali, muita coisa mudou em mim. Se eu já era atento as dores do mundo, hoje sou muito mais. Se era temente a Deus, hoje sou muito mais. Se era solidário, hoje busco ser muito mais.

Assim quero seguir em frente, respeitando as pessoas, entendendo as diferenças, compreendendo as fraquezas humanas e dando apoio a quem de mim precisa.
 
Agradeço pelo apoio de minha equipe de trabalho, amigos de todas as horas, a toda a minha família, em especial a minha mãe e a minha esposa.
 
Humildemente, mais uma vez, agradeço a cada um dos mais de 44 mil votos dos piauienses que me mantém deputado estadual e aos meus colegas deputados que me confiaram, mais uma vez, a presidência desta casa.
 
Reafirmo, por fim, a minha determinação em honrar os compromissos assumidos com o nosso povo e com esta casa. Estou revigorado para fazer dessa etapa que inicia, um novo e empolgante desafio a ser vencido.
 
Encerro minhas palavras dizendo que esta casa é a casa do entendimento, do diálogo. Assim permanecerá sendo.
 
Agradeço a Deus por este momento e rogo a ele que nos proteja em mais uma jornada que nos foi confiada pelo bravo povo do Piauí.
 
Muito obrigado! 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Alepi