Cidadeverde.com

Médicos se recusam a atender pelo Iapep e Plamta por falta de repasses

Foto: Jairo Moura / Cidadeverde.com

Médicos credenciados no Iapep e no Plamta estão deixando de atender pacientes por falta de pagamento. Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina, Emmanuel Fontes, os repasses deixaram de serem feitos em setembro de 2014. 

"Não há recomendação para que os médicos não atendam os pacientes, mas um hospital tem todas as responsabilidades de uma empresa e pessoas já estão sendo demitidas por falta de recursos", justificou o presidente, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (4).

Nesta manhã, o presidente do Iapep, Marcos Steiner, se reuniu com Emmanuel Fontes para tentar solucionar o impasse e regularizar os atendimentos. Ele prometeu que até o dia 10 ou 11 deste mês os pagamentos serão feitos.

"Existe um prazo para apurar as despesas e pagar e, dentro dessa perspectiva, já estamos atrasados há mais de um mês. Mas temos dinheiro para pagar. O que ocorre é um problema técnico, de adequação às novas regras de contabilidade. A Secretaria de Fazenda está correndo contra o tempo para resolver isso sem que haja problemas com a prestação de contas e os repasses serão feitos como o prometido. Regularizando isso, os meses seguintes voltam à normalidade", garante o presidente do Iapep.

Steiner contabiliza que ao menos 80% das clínicas e hospitais do Piauí atendam pelo Iapep e Plamta. 

Número de exames

Outro problema levado ao presidente do Iapep está relacionado ao número limitado de exames autorizados para cada médico. "É frustrante para um médico só poder passar quatro exames para seu paciente. Em algumas especialidades, é impossível fazer o diagnóstico sem um complemento. Algo tem que ser feito", declarou Emmanuel Fontes.

Steiner explicou que os tetos para exames e consultas está sendo revisto. "Estamos fazendo uma avaliação para diminuir a frustração dos médicos e usuários", completou.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais