Cidadeverde.com

Semar: Sobradinho secou por falta de chuvas e não há alternativas

Imprimir

Fotos: Jairo Moura / Cidade Verde

O superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, explicou que o que causou o desaparecimento da Lagoa do Sobradinho, em Luís Correia, foi a escassez de chuvas. "Neste momento, o que podemos dizer é que a grande responsabilidade de tudo isso é a seca, o longo período de estiagem, que acontece desde 2010", explicou o gestor.

Moura Fé ressaltou que a estiagem já dura cinco anos e que não há alternativas plausíveis para salvar a lagoa. "O que está saindo é maior do que está sendo reposto. Temos cinco lagoas no litoral em situação muito abaixo do nível normal de água. Em alguns casos, a lagoa está praticamente seca, como a do Portinho", completou.

Entenda o caso

A Lagoa do Sobradinho, que já foi cenário de novela, secou, deixou 500 pescadores da região sem trabalho e virou alvo da preocupação de ambientalistas. A lagoa tinha até cinco metros de profundidade; hoje, a água existe apenas em pequenas e raras poças que servem para refrescar um ou outro animal. Além disso, o tucunaré, peixe típico da região, já não existe mais.

 

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais