Cidadeverde.com

Eventos do Piauí devem entrar no calendário turístico nacional

Imprimir

O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, esteve em Brasília participando de uma reunião com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Vicente Neto, e demais secretários estaduais de Turismo, durante do Forum Nacional de Turismo (Fonatur). O encontro teve o objetivo de discutir as potencialidades turísticas de cada Estado e definir investimentos que devem ser feitos para o desenvolvimento do setor.

 

 

Flávio Nogueira destacou que o ministro solicitou que cada Estado apontasse as potencialidades turísticas que pudessem ser trabalhadas em um calendário turístico nacional. “A proposta é que seja criado um calendário turístico nacional, onde cada Estado teria oportunidade de destacar que eventos ou municípios têm potencial para receber turísticas de outros Estados e também internacional”, pontuou o secretário.

No caso do Piauí, o secretário apontou as potencialidades arqueológicas da Serra da Capivara, o Cânion do rio Poty, as praias do litoral, com destaque para Barra Grande e seu festival de Kitesurf e o Festival de Inverno de Pedro II. “No caso da Serra da Capivara, por exemplo, estamos finalizando o aeroporto que dentro dos próximos meses entrará em operação. Relatei as dificuldades nesses outros municípios para garantir que o turismo se desenvolva da melhor maneira, com condições estruturais para receber os turistas. A ideia é trabalhar obras de infraestrutura que venham a sanar essas dificuldades e ter condições de receber bem o turista”, reforçou Nogueira.

Os secretários defenderam ainda que o Governo Federal criasse o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para o setor turístico. “Seria uma maneira de termos recursos garantidos para as obras de infraestrutura turística por meio do Orçamento Geral da União (OGU). Hoje, ainda dependemos de recursos de emendas parlamentares para o desenvolvimento do turismo”, destacou o secretário.

Os representantes das secretarias estaduais de turismo defenderam a importância de integrar as esferas federal e estadual do setor, bem como com o setor privado, para ampliar os efeitos positivos dos potenciais turísticos de cada Estado. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais