Cidadeverde.com

Número de casos de dengue cai 60% em janeiro no Piauí, informa Sesapi

Imprimir

O número de casos de dengue no Piauí caiu 60,6% em janeiro. É o que aponta um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta sexta-feira (6). De acordo com o estudo, foram registradas apenas 13 ocorrências da doença em Teresina e no interior do estado.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda observada é significativa. Em janeiro de 2014, a Sesapi já havia confirmado 33 casos na capital e no interior. Em 2015, foram seis em Teresina, dois em União e Alvorada do Gurguéia e um em Monsenhor Gil, Barras e Picos.

Apesar da redução, a Sesapi incentiva as cidades a realizarem, a partir deste sábado (7), a Campanha Nacional de Combate e Prevenção contra Dengue e Chikungunya, numa ação que deve envolver as administrações municipais e a população.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), Hérlon Guimarães, enfatiza a necessidade no envolvimento da população e do poder público no combate ao mosquito transmissor. “Os casos diminuíram, mas não é razão para relaxar no combate ao mosquito, principalmente, com o surgimento da febre chikungunya, que é causada pelo mesmo transmissor da dengue. O combate à dengue é um trabalho de todos”, destacou o diretor.

A Sesapi esclarece que as medidas para o controle da dengue e chikungunya são iguais, como verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios, manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.

Histórico

Em 2014, o Piauí registrou 7.650 casos de dengue. O número foi 53,8% maior do que o registrado em 2013. Não foram só os casos cresceram. A quantidade de mortes ocasionadas pela doença também registrou acréscimo. Em 2014, foram cinco óbitos no Estado. No ano anterior, haviam sido registrados apenas duas.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais