Cidadeverde.com

Esquizofrenia é tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça(10), falou sobre esquizofrenia, uma doença mental crônica, que no Brasil atinge dois milhões de brasileiros.

A doença se caracteriza por comportamentos anti-sociais, que, em alguns casos, podem se tornar agressivos.

Geralmente os primeiros sintomas da esquizofrenia surgem no fim da adolescência e inicio da fase adulta, entre os 15 e 20 anos de idade.

Os principais sintomas são delírios, alucinações e pensamentos desorganizados. O paciente também não aparenta emoções e nem altera expressões faciais.

O médico psiquiatra, Samuel Rêgo, convidado do Notícia da Manhã para falar sobre o assunto, afirmou que o diagnóstico da doença é clínico, através da observação dos sintomas e sinais do paciente.

O médico alertou que a doença aparece de forma gradual, por isso é importante familiares observarem na adolescência, comportamentos como isolamento, estranheza, medo e distanciamento afetivo.

Doutor Samuel Rêgo disse que é comum o esquizofrênico agredir a pessoa mais próxima dele, nos ataques de raiva e emocionais.

A boa notícia dada pelo médico é que a doença pode ser controlada com o uso de medicação, que permite ao paciente levar uma vida o mais próximo do normal.Ele ainda disse que internações somente em último caso, quando não estão recebendo tratamento adequado.

Veja na íntegra o quadro Saúde do Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais