Cidadeverde.com

Piauí está entre os 17 estados que fecharam 2014 no vermelho

Imprimir

Balanço do Jornal Folha de São Paulo mostra o Piauí entre os 17 estados que fecharam o ano de 2014 no vermelho. Em valores absolutos, os maiores rombos foram encontrados no Rio de Janeiro e Paraná. O Piauí aparece entre os que menos estão devendo, ao lado de Ceará e Mato Grosso do Sul. (veja gráfico abaixo).


Infográfico: Folha de São Paulo

As medidas de contenção de gastos no estado começaram logo no primeiro dia da administração Wellington Dias, quando o governador determinou aos gestores de sua equipe que só fossem nomeados 50% dos cargos comissionados. O petista decretou ainda urgência administrativa em cinco importantes áreas da administração estadual: abastecimento de água, saúde, segurança e justiça, administração e educação). Os decretos têm validade de 90 dias e foram assinados com base no relatório final da equipe de transição do petista.

Com vários pagamentos em atraso e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias),
, o serasa dos estados, o Piauí fechou 2014 gastanto 52,04% da sua receita corrente liquida. A situação só foi contornada no final de janeiro, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou o governo não incluir os gastos com pensionistas e aposentados na folha de pagamento, forçando o índice da LRF retornar a 46%.

Segundo o governo do estado, fora do Cauc, cerca de R$ 1,6 bilhão devem chegar ao Piauí oriundos de convênios e financiamentos.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais