Cidadeverde.com

Carnaval de Olinda evita bonecões de políticos em 2015

Imprimir

Dezenas de bonecos gigantes percorreram as ladeiras do Sitio Histórico de Olinda, na manhã desta segunda-feira de carnaval (16). O desfile partiu do Alto da Sé, por volta das 10h30, e chegou somente no começo da tarde no largo da Prefeitura da cidade, onde milhares de foliões acompanharam a festa.

Os 61 bonecos que desfilaram nesta segunda são feitos pelo artista plástico Leandro Castro. "Estávamos com 80 bonecos na Sé, mas só saíram 61 por falta de manipuladores", explica, apontando que a organização do desfile preferiu fazer revezamento entre os carregadores que estavam no local para que o desfile não precisasse parar.

Além de artistas locais, como o pernambucano Chico Science e o escritor Ariano Suassuna, homenageado do carnaval de Olinda, os bonecos homenageiam outras personalidades, como o músico Bob Marley e o personagem Chapeleiro Maluco. Leandro afirma ainda que existem bonecos de políticos, como a presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Eduardo Campos, também em forma de homenagem. "Mas evitamos colocar [no desfile] bonecos do meio político porque é um momento de festa e não de política", afirma. "Ano passado colocamos o boneco da Dilma e foi muita vaia", comentou.

Os foliões que acompanhavam o encontro dos bonecos aproveitaram para fotografar os gigantes enquanto tentavam adivinhar quem era quem. Um dos mais reconhecidos era Tim Maia, boneco carregado por Nino Magalhães. "É a primeira vez que levo um boneco, mas nem está pesado", conta. Logo atrás, vinha o boneco do craque Ronaldinho Gaúcho, que chegou correndo e chamou a atenção dos foliões.

O desfile saiu do Alto da Sé e percorreu as ruas do Amparo e de São Bento, chegando até a Prefeitura de Olinda. Pelo caminho, os bonecos atraíram quem estava pelo caminho. "São muito bonitos", diz a recifense Andrea Moura, que trouxe a filha Ana Carolina, de dois anos, para a festa nas ladeiras pela primeira vez. "A gente veio para o polo infantil, mas acabamos vendo o desfile. Olinda é o máximo", conta. "A criatividade é enorme", concordam as irmãs Edna, Ana e Margarete, que vieram de Natal e pretendem voltar no próximo carnaval.

Quem perdeu a apoteose em Olinda tem ainda outra oportunidade para ver os bonecos confeccionados por Leandro Castro. Na Terça-feira Gorda (18), eles desfilarão no Recife Antigo, com concentração prevista para as 18h, na Avenida Rio Branco. "Vai ser o mesmo desfile, só que com 50 bonecos", lembra o artista.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais