Cidadeverde.com

Veja o que ocorreu no mundo enquanto você curtia o Carnaval

Imprimir

Não conseguiu acompanhar o noticiário porque estava curtindo o Carnaval? Não se preocupe. Separamos seis acontecimentos que foram destaque durante a folia brasileira para você voltar à rotina muito bem informado. Acompanhe.

Terror na Dinamarca

Um atirador matou duas pessoas e deixou outras cinco feridas em dois ataques realizados na manhã de domingo em Copenhague, na Dinamarca.

Omar El Hussein, de 22 anos, abriu fogo em um centro cultural onde era realizado um debate sobre blasfêmia e liberdade de expressão e do qual participava o cartunista sueco Lars Vilks, ameaçado de morte dor fazer charges do profeta Maomé. Embora o chargista fosse o alvo do atirador (assim se acredita), foi o documentarista dinamarquês Finn Norgaard, de 55 anos, que perdeu a vida.

No segundo ataque, o atirador, nascido na Dinamarca, atirou contra a principal sinagoga de Copenhague, matando o vigia judeu Dan Uzan e ferindo dois policiais.

Omar El Hussein acabou morto em um confronto com a polícia horas no distrito de Norrebro, a noroeste da capital, depois dos atentados. Ele havia deixado a cadeia fazia duas semanas.

Na segunda-feira, a polícia indicou dois homens por cumplicidade com o criminoso. Eles teriam feito desaparecer uma arma e conseguido um esconderijo para o atirador.

Lars Vilks condenou a falta de reforço na segurança na Dinarmaca após o atentado à revista francesa Charlie Hebdo e se mudou para um local não revelado. Ele já vivia sob proteção policial desde 2007, quando retratou o profeta muçulmano com o corpo de um cão.

Israel de "braços abertos para os judeus"

Após o atentado contra a mais importante sinagoga de Copenhague, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convidou todos os judeus europeus a imigrarem para Israel. "Novamente um judeu europeu perdeu a vida por ser judeu e este tipo de atentado se repetirá", advertiu ele. Na ocasião, o premiê acrescentou que seu país está preparado para acolher uma "imigração em massa procedente da Europa".

Os judeus dinamarqueses entretanto, recusaram gentilmente a oferta de Netanyahu ao comunicar que não seria o terror que os faria partir para Israel. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, aproveitaram o ensejo para assegurar ao judeus que eles "têm seu lugar na Europa"

Decapitações de egípcios cristãos na Líbia

O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou um vídeo no último domingo com a decapitação de 21 egípcios critãos sequestrados na Líbia. Na gravação, dezenas de jihadistas em preto apareciam assassinando os prisioneiros, vestidos com os tradicionais macacões laranjas usados pelos reféns dos radicais. 

O governo brasileiro, o Conselho de Segurança da ONU e o Papa Francisco foram alguns dos que condenaram o ato bárbaro dos jihadistas. 

Em represália, o exército egípcio atacou posições das milícias leais do Estado Islâmico na Líbia. Em comunicado, as Forças Armadas egípcias assinalaram que os ataques estavam sendo realizados em cumprimento de uma resolução do Conselho de Defesa Nacional e "diante do direito de defesa da segurança e estabilidade de seu povo".

Estabelecimento e violação de cessar fogo na Ucrânia

Um novo cessar-fogo entre o governo ucraniano e os separatistas pró-Rússia passou a vigorar do domingo, mas desde então as duas partes no conflito vem se acusando mutuamente de violá-lo. As forças ucranianas denunciaram que entre às 6h de segunda-feira e às 6h de terça-feira os separatistas bombardearam 45 vezes, 21 delas com mísseis Grad, as posições das tropas de Kiev. Já o Ministério da Defesa da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), denunciou "17 violações do cessar-fogo pelas forças ucranianas. Vários embates foram travados na cidade de Debatseve, onde as tropas ucranianas estariam cercadas e submetidas a bombardeios dos rebeldes. Diante dessas circunstâncias, ambos comunicaram que não vão retirar as armas pesadas da frente de combate.

Execução adiada na Indonésia

O governo da Indonésia adiou a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte e de outros detentos, prevista para este mês, porque a prisão onde as sentenças seriam cumpridas não está pronta.

Com a decisão, a família do paranaense, que está preso desde 2004 por tráfico de drogas, ganhou mais tempo para tentar convencer as autoridades de que Rodrigo sofre de esquizofrênia. Se o diretor do presídio onde o brasileiro está detido assinar o laudo médico que atesta que ele "não está em plenas condições mentais", Rodrigo poderá ser transferido para um hospital psiquiátrico, ao invés de ser executado.

O porta-voz do procurador geral indonésio não revelou qual será a data do fuzilamento dos prisioneiros.

Shopping em chamas no Rio de Janeiro

O Shopping Nova América, na zona norte do Rio de Janeiro, teve 20% de sua estrutura destruída depois de ser atingido por um incêndio na segunda-feira. No total, 40 lojas foram danificadas pelo fogo. Como o estabelecimento estava fechado no momento do incêndio, não houve vítimas.

A polícia ainda investiga as causas do acidente.

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais