Cidadeverde.com

Criança morre por falta de medicamento no Hospital Infantil de Teresina

Imprimir

Uma criança de 12 anos morreu nesta sexta-feira (20) por falta do medicamento Metilprednisolona, indicado para o tratamento de doenças autoimunes. Ela estava internada no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). A suspeita é que Vanessa Oliveira fosse portadora de Lupus.

O caso foi mostrado pela TV Cidade Verde na última quarta-feira, quando um grupo de mães pediu a presença da emissora no hospital para denunciar a falta do medicamento. Além de Vanessa, outras cinco crianças estão internadas no Hospital Infantil a espera do mesmo medicamento. Ela teve duas paradas cardíacas e um quadro de infecção generalizada. "Eu ouvi médicos dizendo que no São Marcos tinha esse medicamento. Se bem aqui tem, que é só atravessar a rua, porque não negociam o medicamento para a minha filha? Não é só ela não, tem crianças ali com 40º de febre esperando esse medicamento para fazer uma pulsão e não aparece", disse a mãe Leidiane Oliveira, antes de saber da morte da filha.

Ainda na quarta-feira, a direção da unidade de saúde informou através de nota que o medicamento está em falta no mercado nacional devido a escassez de matéria prima e que buscava há duas semanas adquiri-lo junto à fornecedores locais  e hospitais privados. Hoje, o hospital chegou a informar à TV Cidade Verde que a menina não poderia tomar o medicamento, pois o diagnóstico de Lupus ainda não tinha sido confirmado, no entanto, no final da manhã um médico plantonista da UTI informou que 5 frascos do medicamento foram encontrados no hospital, sendo que um deles estava vencido. Os outros começaram a ser administrados, mas a criança suportou apenas uma dose e veio a óbito.

Antes de ser transferida para o HILP, a criança deu entrada no Hospital Alarico Pacheco, em Timon, no Maranhão, onde residia. 

Em nota, o hospital disse que ofereceu todos os recursos médicos e tecnológicos necessários para a recuperação da paciente, assim como procede a todos os pacientes.

Leia a nota na íntegra:

A direção do Hospital Infantil Lucídio Portela informa que a paciente de iniciais de V.A.O, de 12 anos, deu entrada neste Hospital no dia 9 de fevereiro, com um quadro de saúde bastante comprometido. Inicialmente, a criança deu início ao tratamento no hospital Alarico Pacheco, em Timon/MA, e posteriormente no Hospital Natan Portela, neste para avaliação reumatológica e infecciosa. Pelos relatos, há aproximadamente 30 dias a paciente apresentava um quadro de febre e artralgia.

No Infantil, a criança fora submetida a vários exames, como bioquímico geral, ultrassonografia abdominal, raios-x, tomografia de crânio e mielograma, que demonstraram que a paciente já fora admitida em estado geral grave. Além destes, outros mais complexos também foram realizados e amostras foram enviadas para o estado de São Paulo.

Neste intervalo, foram prescritos antibióticos e sintomáticos à medida que os resultados dos exames saíram, adicionados a outros medicamentos. Apesar desta terapêutica, o quadro evoluía com piora clínica, sendo prescritos corticoides sistêmicos em altas doses, considerando suspeita de doença autoimune. 

Por todo o processo de internação, o corpo clínico deste Hospital, num esforço contínuo, ofereceu todos os recursos médicos e tecnológicos necessários para a recuperação da paciente, assim como procede a todos os pacientes, para o restabelecimento da saúde da criança V.A.O. Apesar de todos os procedimentos adotados, nesta sexta, dia 20, ao meio-dia, a criança veio ao óbito. O Hospital Infantil Lucídio Portela consterna-se com a morte prematura da criança e oferece consolo à família enlutada.

Com informações de Indira Gomes (Da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais