Cidadeverde.com

Falsos pacientes fraudam formulário do HUT para conseguir DPVAT

Imprimir
  • formulario.jpg Formulário falsificado
    Cidadeverde.com
  • dpvat_emersonokokokok1.jpg Cidadeverde.com
  • dpvat3ok.jpg Texto dos documentos é o mesmo. Muda-se apenas o nome do paciente e do médico
    Cidadeverde.com
  • dpvat_geronimo1okok.jpg Laudo médico falsificado
    Cidadeverde.com

A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) detectou neste mês de fevereiro três tipos de fraude de pessoas que tentavam adquirir o seguro DPVAT. Os casos foram descobertos durante auditoria realizada pela seguradora nacional. Segundo o hospital, os documentos apresentados para dar entrada no pedido do seguro eram falsificados.

De acordo o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, nos três casos, os pacientes sequer deram entrada no hospital vítimas de acidente de trânsito. "O nome do médico que consta nos documentos não consta nos quadros do hospital e o timbre do HUT não confere com o original. Eles falsificaram o nosso formulário completamente", explicou o gestor.

Os casos foram encaminhados para a Procuradoria Jurídica. Ainda segundo o diretor, foi a primeira vez que os formulários do HUT foram falsificados.

"A gente já tinha conhecimento e era comum as pessoas tentarem burlar o processo, alterando a causa da internação, mas esses casos nos chamaram atenção porque eles chegaram a falsificar todo o formulário, desde os símbolos do HUT e da prefeitura até o nome dos médicos. Eu nem sei se essas pessoas que se dizem pacientes existem mesmo. Só sei que nunca deram entrada no HUT", acrescentou o diretor.

 

Os documentos

Um dos documentos se refere a um acidente automobilístico que teria ocorrido em maio de 2012, no qual o falso paciente teria se submetido a um programa de reabilitação no HUT por encontrar-se "integralmente dependente nas atividades da vida diária", após sofrer grave traumatismo raque medular, que o levou à cadeira de rodas. Ele teria recebido alta hospitalar em julho de 2012, na condição de paraplégico. Em novembro, ele teria sido reavaliado. O documento diz que ele ficou com sequelas graves e permanentes, precisando da ajuda de familiares "para o resto da vida". Esse tipo de situação elevaria sobremaneira o valor a ser conseguido pelo DPVAT. Os outros dois documentos têm o texto bastante parecido, inclusive com as mesmas expressões e constatando as graves sequelas "pelo resto da vida", além da necessidade constante da ajuda de familiares para as atividades diárias. 

O seguro

O Seguro DPVAT é um benefício que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas condutoras ou não de automóveis. O objetivo é ajudar, financeiramente, a família daqueles que morreram no acidente e pessoas que precisaram de tratamento médico. Casos de falsificação de documentos para conseguir o seguro estão sendo investigados em todo o Brasil, o que já resultou, inclusive, em prisões.

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais