Cidadeverde.com

5 motivos para fugir das frituras

Imprimir

A falta de informação adequada ainda faz com que os brasileiros consumam quantidades absurdas de frituras diariamente. Se você faz parte desse grande grupo de risco, entenda porque se deve evitar ao máximo o consumo de frituras e como, com algumas trocas inteligentes, podemos prevenir uma centena de doenças.

O óleo quente, em ebulição, altera as propriedades do alimento mergulhado nele, transformando-o em uma bomba de glicerídeos e ácidos graxos. Ou seja, gorduras insaturadas se tornam saturadas. Essas gorduras são extremamente danosas ao nosso organismo. Para ter uma vida mais longa e saudável, confira cinco motivos para correr das frituras.

Calorias

Algumas pessoas desconhecem a quantidade de calorias que há em alguns alimentos, e com a fritura não é diferente. Um grama de gordura contém cerca de nove calorias. Agora você imagina a quantidade de calorias em uma porção de batatas fritas? Com certeza é imensa. Então o primeiro fator de risco é a possível obesidade.

Doenças Cardiovasculares

A fritura é um dos maiores causadores de doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que quem consome uma quantidade excessiva de gordura saturada diariamente, aumenta o colesterol ruim e sucessivamente a probabilidade de desenvolver uma destas doenças.

Câncer

A gordura saturada, resultado do aquecimento do óleo, cria uma substância cancerígena chamada acroleína. Quanto mais reutilizado o óleo, maior é a quantidade de substâncias danosas à saúde.

Envelhecimento Precoce

As fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e rigidez à parede arterial, são destruídas quando há consumo excessivo de fritura. O resultado é a degeneração e envelhecimento precoce. Ou seja, as temidas rugas, aparecem bem mais cedo que o esperado.

Nutrição

Nosso corpo necessita de uma infinidade de nutrientes para se manter saudável e produzir anticorpos. Os alimentos ricos em gordura, como a fritura, não produzem os nutrientes adequados para o corpo humano. Prefira os alimentos naturais para aumentar a proteção do organismo.

A única maneira de converter essa situação é mudando os hábitos alimentares. Deixe as frituras e alimentos ricos em gorduras para ocasiões especiais. No dia-a-dia, prefira alimentos in natura, carnes magras, cerais integrais e muitas hortaliças.

Uma dica no inverno, onde temos a tendência de ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos, é abusar das sopas de legumes. Além de leves e deliciosas, elas ainda ajudam a aquecer. Para aumentar o colesterol bom, o ideal é ingerir diariamente alimentos oleaginosos, como por exemplo: castanhas, nozes, amêndoas e outras.

Com alguns cuidados você pode melhorar a sua saúde física, aparência e de quebra se manter longe de uma centena de doenças.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais