Cidadeverde.com

Conheça outros aplicativos com funções do Whatsapp

Imprimir

O mandado judicial de suspensão temporária da rede social Whatsapp pelo juiz Luiz de Moura Correia da comarca de Teresina, causou uma procura a outros aplicativos de mensagens instantâneas. O Cidadeverde.com consultou especialistas e listou os que estão sendo mais usados e quais suas vantagens.  

O analista de sistemas Rodrigo Lima afirma que o sucesso dos aplicativos depende do círculo de amigos que o utilizam, por isso não adianta apenas que você instale, é importante que seus contatos também o possuam.

Alguns desses aplicativos fizeram grande publicidade quando foram lançados, outros não, porém nenhum chegou à marca dos 600 milhões de usuários do Whatsapp. 

“O Viber fez uma publicidade grande, mas não pegou como o Telegram que está muito bom e é muito parecido com Whatsapp sendo seu concorrente direto. E uma de suas vantagens é a segurança, que sempre é atualizado antes mesmo do Whatsapp”, destacou Rodrigo.  

Veja os apps:

Telegram (https://telegram.org/):
Esse aplicativo é bem parecido com o Whatsapp com trocas de mensagens, vídeos e imagens. “A vantagem é que o software é mais bem feito, com código mais seguro que Whatsapp e tem uma versão para computador desde o início, coisa que o Whats começou agora e é o aplicativo mesmo”, afirma Rodrigo. O grande diferencial é a possibilidade de enviar documentos em doc, pdf e vários outros formatos.

 

 

Viber (https://www.viber.com/pt/):
A plataforma disponibiliza fazer chamadas de voz e vídeo de graça usando o wifi, além das trocas de mensagens, vídeos e imagens. 

 

 

 

WeChat (www.wechat.com/pt/):
Esse aplicativo também disponibiliza chamadas de voz e vídeo, tem jogos e uma a função “olhar ao redor” que localiza pessoas próximas e disponibiliza a troca de mensagens de texto e imagens.  

 

 

 

Snapchat 
A vantagem do aplicativo é que as mensagens são deletadas rapidamente. “Ele manda imagem, vídeo e mensagem de texto. É mais usado pelos adolescentes, que preferem até mais ele do que o Whatsapp e por isso tem emotions animados”, disse o especialista em mídias sociais, o publicitário Ítallo Holanda.  

Mas, Rodrigo Lima alerta que mesmo apagando as mensagens rapidamente, elas podem ser salvas por print screen. “Os usuários pensam que estão protegidos porque apaga logo, mas fotos comprometedoras, por exemplo, podem ser salvas por print screen”, exemplifica o empresário.

Ainda há outros aplicativos como o Hangouts (http://www.google.com/hangouts/), de bate papo, mas só pode trocar mensagens com usuários do Google. Da mesma forma funciona o Facebook Messenger que é um aplicativo a parte, mas só é possível trocar mensagens, fotos e vídeos com usuários do Face. 

O Skype tem o objetivo de chamadas de vídeo, mas também funciona com troca de mensagens de texto também em grupos. “A desvantagem do Hangouts e do Skype é que são muito pesados”, comenta Rodrigo Lima.

Veja também:
E se o whatsapp sair do ar?


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais