Cidadeverde.com

E se o whatsapp sair do ar?

Não tem cooooisa nenhuma. Se acabar, para quem não vive sem ele, tem dezenas de outros apps similares para substituí-lo.

Na verdade, não vai acontecer nada disso. A ordem judicial remota de anos anteriores e nunca foi cumprida (Brasil, né?). Só agora veio a público. E o Facebook (proprietária do whatsapp), que está como réu, já disse que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Ou seja, whatsapp e facebook são "empresas distintas".

Porém, acredito que há quem não tenha dormido desde que esta estória se espalhou. Vai debandar todo mundo de volta pro ICQ, rs, ou então os aproveitadores de plantão darão a devida solução. É o caso do Telegram (software similar) que está aproveitando a "vibe" da repercussão na mídia e espalhando spam - no próprio whatsapp - ofecendo o download de seu software. Aliás, esta tem sido uma das principais funções do whatsapp: spam de correntes de todos os tipos, de oração, de simpatias, de sofismas políticos e da campanhas "anti-alguma coisa".

No fundo, lá no fundo mesmo, o que é o whatasapp senão um "sinalizador da personalidade humana"?. Quem não entrou e saiu de vários grupos por descordar dos posts de determinadas pessoas? Certamente não identificou-se. Ou, do contrário, determinados indivíduos fazem de tudo para entrar e permanecer em grupos que representam tudo aquilo que são no íntimo, e  virtualmente encontram um canal para exacerbarem suas preferências e frustrações.

Percebe-se, claramente, que quando estão usando o app, determinados usuários revelam-se em suas opiniões. É do ser humano. Não é tecnológico. É psicológico mesmo. É da personalidade. Desta forma, independete do aplicativo que usarem, mostrarão com vigor suas preferências, preconceitos, alimentarão a pornografia (no caso, a infantil é causa da ação da remoção do app no Brasil), fofocas, ódio, médio... E, pasmem, não perceberão que seus preciosos tempos serão gastos em futilidades, em detrimento a momentos prazeirosos ao lado das pessoas que amam.

Por fim, se removerem o whatsapp, garanto que não vai fazer falta.

Particulamente, passei dois dias sem qualquer acesso às redes sociais. Foi uma experiência incrível. Sensação de liberdade, de tempo livre, de mais conversa com os amigos e família. Não fosse a obrigação de tê-las por compromisso profissional e comercial, já as teria deletadas da minha vida. Mas como sou parte do meio, me rendo a usá-las. Porém, com o bom senso ligado no piloto automático.


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais