Cidadeverde.com

Como se proteger do vazamento de dados na internet

Segundo a empresa de segurança digital SurfShark, no segundo trimestre deste de 2023, 3,2 milhões de usuários brasileiros foram atingidos por algum tipo de exposição a violação de dados, um aumento de 771% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Ou seja, 459 pessoas têm seus dados vazados a cada 60 segundos.

DE ONDE CHEGAM OS DADOS?

Os dados vazam de todos os lugares. Até mesmo do Governo. Recentemente a justiça condenou ANPD, Caixa e Dataprev por vazamento de dados do Auxílio Brasil. Mas também podem vir de dos cadastros em sites de jogos, da farmácia que pede seu CPF, de lojas de e-commerce que exigem um cadastro monstruoso para efetivar sua compra;  de sistemas de empresas sem segurança, de cadastros em compra de ingressos de shows e até de serviços de bancos. Enfim, vem de todo canto e tem uma galera que junta tudo e vende. Por isso, tenha muito critério onde você deixa suas informações e faça uma rotina de troca de senhas regularmente.

Para se tem uma ideia, empresas como deezer, twitter, paypal sofreram recentemente vazamento de dados. Já imaginou isso? Até serviços como o Chat GPT já sofreram com ataques. Em 2022, 40% dos vazamento de dados do mundo ocorreram no Brasil De acordo com relatório da empresa Tenable, especialista em gerenciamento de exposição cibernética, em 2022, foram vazados 257 terabytes de dados no mundo, dos quais 984,7 milhões de dados (112 terabytes) no país.

COMO SE PROTEGER?

Como ninguém sabe que dados podem estar nestas listas vazadas, o indicado é ficar sempre atento a estes vazamentos que saem na mídia e imediatamente trocar as senhas, adotar a prática de autenticação de dois fatores em todos os serviços e, se possível, usar um cofre de senhas e nunca repeti-las para todas os seus acessos. Também não clique em links suspeitos e nem fique nervoso se receber uma mensagem informando que foi feita uma compra de 3k no seu cartão. Verifique no app do banco para conformar a informação e não clique em nada.

O QUE FAZEM COM A LISTA

Os hackers podem fazer acesso direto as contas (testar usuário e senha em vários serviços) ou cruzar dados com informações obtidos na internet (google hacking) e em redes sociais, para tentar fazem algum roubo ou golpe.

Uma dica importante é nunca deixar senhas antigas em serviços que não usa mais. Principalmente se você tem o mal hábito de repetí-las. O email é um foco principal de alerta, pois por meio dele é possível chegar a outros serviços. Fique atento e faça 2FA para garantir sua segurança digital.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais