Cidadeverde.com

Aumenta golpe em idosos. Mais de 70% no país em 2023 em relação a 2022.

O Disque 100, do governo federal, registrou, nos cinco primeiros meses de 2023 mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos; 73% a mais do que no mesmo período de 2022. Com o avanço tecnológico, os mais vividos se tornaram ainda mais vulneráveis.

Muitas vezes, quem cai em um golpe não sabe bem o que fazer. Um dos caminhos é procurar grupos de proteção aos idosos, associações. O Sindicato Nacional dos Aposentados já recebeu, em 2023, mais de 800 vítimas de golpes financeiros. Brasileiros que buscavam orientações e até assistência jurídica para tentar encontrar uma saída.

Os institutos de defesa do consumidor alertam para o golpe do empréstimo, que o criminoso faz usando dados roubados da vítima. O golpe da falsa central de atendimento, quando os bandidos conseguem a confirmação de informações pessoais, e ainda o golpe da validação de dados, em que o cliente atualiza o cadastro.

PRINCIPAIS GOLPES CONTRA IDOSOS

1 - Golpe do empréstimo consignado: realização de empréstimo com o uso de dados roubados e solicitação de foto para validar a transação;

2- Golpe da falsa central de atendimento: confirmação de dados e transação mediação ao fornecimento de senha;

3- Golpe da validação de dados: senha de acesso ao PIX, atualização de dados cadastrais, alertas de contas bloqueadas, validação de dados para acesso a senhas e realização de operações como saques, empréstimos e transferências.

#idoso #golpes  #segurancadigital #privacidade #direitodigital #crim3edigital #golp3virtual #cyberseguranca

Siga no Instagram: @vidadigitalsegura

 

Fonte: G1

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais