Cidadeverde.com
Últimas

Cor de vestido gera polêmica nas redes sociais

Imprimir

Todo mundo sabe que a internet adora uma discussão no estilo "FlaxFlu" e o assunto da vez é um vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?). Desde que foi postada em um Tumblr, a imagem acima tem virado ponto de discórdia nas redes sociais, já que algumas pessoas - como eu - enxergam tudo em azul e preto, porém, tem gente vendo o vestido como branco e dourado.

Centenas de possíveis explicações para o fenômeno já pipocaram por aí e a peça, que originalmente é azul e preta, está à venda online. Se quiser comprar o vestido para comprovar a real cor dele frente a frente, é preciso desembolsar cerca de R$ 223 (£ 50) mais o valor do frete.

A diferença na visão de cada um pode ser explicada da forma que o cérebro interpreta a informação e da sensibilidade de cada pessoa à luz que entra nos olhos. A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você.

"O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired.

Segundo os cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, a luz do dia muda de cor, variando do rosado ao amanhecer, passando pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, dependendo da luminosidade que seu olho está recebendo ao longo do dia, é normal ele compensar ao ver imagens como a do vestido, daí ilusão de ótica.

Mas, como todos nós sabemos, a internet não perdoa e em poucos minutos o assunto vestido viralizou e ganhou um monte de memes. Na manhã desta sexta, a hashtag #Thedress (o vestido) era a mais usada no Twitter. Veja algumas das postagens sobre o vestido nas redes sociais:


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

Fonte: Terra e Extra

Imprimir