Cidadeverde.com

Bisfenol-A: fique atento aos potes plásticos

Imprimir

Eles são utensílios fundamentais em qualquer cozinha, pois são práticos, baratos e podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos. Aprenda algumas vantagens e desvantagens dos potes plásticos, pois não é qualquer um que pode ser usado para guardar e proteger os alimentos.

Que cuidados devo ter com os potes plásticos?

Os potes plásticos são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos. Entre eles está o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.

Pare evitar danos à saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1, 2, 4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, é melhor desfazer desses potes, pois significa que provavelmente contém BPA.

Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos. Evite os potes plásticos coloridos, pois as tintas usadas podem liberar resíduos, contaminando os alimentos.

Quando o pote vai ao micro-ondas, não pode estar totalmente lacrado. A tampa possui uma “voltinha” que se virada ao contrário, fica ajustada especialmente para cobri-lo. Para facilitar a limpeza e evitar restos de comida e acúmulo de bactérias nos cantos do pote, escolha os de formatos mais arredondados.

Os potes plásticos se fora do padrão, podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, escolha os que estejam dentro das normas ou opte pelos potes de vidro, que armazenam e protegem os alimentos da mesma maneira e sem contaminá-los.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais